Descrição de chapéu Venezuela

Peru prevê que número de refugiados venezuelanos chegue a 500 mil

País estima que 100 mil migrantes entrarão por suas fronteiras nas próximas semanas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lima | AFP

O Peru estima que 100 mil venezuelanos entrarão por suas fronteiras nas próximas semanas, o que aumentará para meio milhão o total de pessoas que terão chegado ao país fugindo do regime de Nicolás Maduro.

“Em agosto já são 400 mil; seguindo este ritmo poderíamos chegar nos primeiros dias de novembro a 500 mil venezuelanos”, disse a jornalistas o superintendente de Migrações, Eduardo Sevilla.

Migrante venezuelano caminha até o Peru enquanto outros aguardam pelo café da manhã na cidade de Tumbes
Migrante venezuelano caminha até o Peru enquanto outros aguardam pelo café da manhã na cidade de Tumbes - Martin Mejia/AP

Em 2016, 6.615 venezuelanos residiam no Peru, segundo dados oficiais.

O fluxo de refugiados mantém o seu ritmo diário de 3.000 por dia, assinalou nesta quinta (23) a Superintendência Nacional de Migrações. A partir de 0h deste sábado, porém, só poderão cruzar a fronteira com o Equador venezuelanos com passaporte.

O passaporte pode estar vencido, disse a jornalistas o chanceler, Néstor Popolizio, e Lima outorgará vistos humanitários em casos excepcionais. Nesta sexta (24), o Equador suspendeu a exigência, mas Lima até o momento a manteve.

Sevilla e o ministro do Interior, Mauro Medina, foram quinta-feira à fronteira, onde centenas de venezuelanos formavam filas na alfândega para registrar sua entrada.

Ao longo do ano, entraram cerca de 300 mil venezuelanos no Peru, refletindo a onda de migrantes que fogem de uma crise crescente.

No posto binacional de Tumbes, equipes de alfândega, migração e polícia peruanas são apoiadas pela Cruz Vermelha e pelas agências da ONU. “Ninguém fala em fechar as fronteiras, o que é proposto é um melhor controle migratório por razões de ordem e segurança. Cerca de 80% dos venezuelanos que entram no país o fazem com um passaporte”, alega Medina.

O ministro do Interior afirma que pessoas com mandados de prisão “serão colocadas à disposição da Justiça”.

Mas ele não especificou se isso significa que serão devolvidos à Venezuela, embora o chanceler Néstor Popolizio tenha dito antes que o Peru não deportará venezuelanos. O Peru anunciou há uma semana que exigirá passaporte aos venezuelanos após detectar entradas com identidade falsa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.