Congresso do Peru livra Alberto Fujimori da cadeia com lei escrita por aliada

Projeto permite que idosos que cumpriram um terço da pena fiquem em prisão domiciliar

Fujimori está em uma maca, carregada por uma enfermeira. Ao lado dele, uma pessoa de pé o observa.
O ex-líder peruano Alberto Fujimori é transportado para uma clínica em Lima logo horas depois de seu indulto ter sido revogado pela Suprema Corte - Família Fujimori - 3.out.18/AFP
Buenos Aires

Por 54 votos a favor, 2 contra e 2 abstenções, o parlamento unicameral do Peru aprovou uma lei que beneficia o ex-presidente Alberto Fujimori, liberando-o de voltar à prisão após decisão da Corte Suprema, que revogou o indulto dado a ele pelo ex-presidente Pedro Pablo Kuczynski.

A nova legislação, elaborada por uma congressista da Força Popular, o partido fujimorista, permite que adultos maiores de 65 anos que tenham cumprido um terço de sua pena possam ser transferidos à prisão domiciliar. No caso de Fujimori, condenado a 25 anos de cadeia em 2009 por abusos de direitos humanos e corrupção, este já havia cumprido 8 anos.

Ainda que existam processos em aberto contra ele, Fujimori poderá se beneficiar da lei e aguardar os novos julgamentos em casa, sob vigilância a ser definida, provavelmente envolvendo o uso de uma tornozeleira eletrônica e a limitação de uma distância dentro da qual poderá se movimentar.

A oposição, por meio do partido esquerdista Nuevo Perú, tentou barrar a estratégia fujimorista, fazendo com que o projeto passasse antes pela Comissão de Justiça do Congresso, mas a proposta foi negada.

A congressista Marisa Glave, do Nuevo Perú, considerou muito grave a aprovação da lei, que liberará não apenas Fujimori “mas toda a geração de cúmplices que ele montou para cometer violações de direitos humanos e outros delitos.”

Os parlamentares oposicionistas disseram que levarão a questão novamente à Suprema Corte. Enquanto isso, desde o quarto da clínica em que foi internado às pressas pelo filho, Kenji, Fujimori gravou um vídeo pedindo que não o levassem de volta à cadeia. “Se for para lá, irei morrer”.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.