Descrição de chapéu Natal

Saiba quais são as tradições natalinas da família real britânica

Monarquia troca presentes na hora do chá e dá só toque final na árvore

Rainha Elizabeth 2ª posa no Palácio de Buckingham decorado para o Natal
Rainha Elizabeth 2ª posa no Palácio de Buckingham decorado para o Natal - Palácio de Buckingham/Divulgação
São Paulo

O Palácio de Buckingham divulgou nesta segunda-feira (17) curiosidades sobre as tradições de Natal da família real britânica. 

A publicação no Twitter acompanha uma foto da rainha Elizabeth 2ª, sentada diante de uma enorme árvore de Natal, em uma mesa ao lado de duas fotos suas com o príncipe Phillip e imagens de dois de seus bisnetos, os pequenos George e Charlotte, filhos do príncipe William e Kate. 

Uma das principais tradições natalinas da monarquia britânica começou com o avô de Elizabeth 2ª, o rei George 5º. Foi ele quem fez o primeiro discurso de Natal ao povo britânico, transmitido em 1932.

Saiba mais curiosidades sobre a celebração da realeza britânica:

Onde a família real passa o Natal?

A festa de Natal —e a de Ano Novo— é tradicionalmente sediada na Casa Sandringham, propriedade da rainha em Norfolk.

Nos anos 1960, quando os filhos de Elizabeth 2ª ainda eram pequenos, muitos natais foram celebrados no Castelo de Windsor, onde a família real costuma passar a Páscoa. Desde 1988, contudo, quando o castelo passou por reforma, a comemoração foi transferida para Sandringham.

A rainha Elizabeth 2ª, o príncipe Philip, príncipe Charles, Camilla, Meghan Markle e o príncipe Harry chegam para a cerimônia de Natal ma Igreja Santa Maria Madalena em Sandringham, no ano passado - Adrian Dennis-25.dez.2017/AFP

Eles montam árvore de Natal?

A rainha Charlotte (1744-1818), mulher do rei George 3º (1760-1820), foi quem teria introduzido o costume de montar árvores de Natal na família real britânica. O entusiasmo da rainha Victoria (1837-1901) e do príncipe Albert (1819-1861) pelo costume ajudou a espalhar a popularidade do adereço pelo país. 

Isso não significa que eles efetivamente pendurem as centenas de bolas de Natal ou desenrolem o fio das luzinhas. A rainha e seus familiares costumam dar apenas os toques finais na árvore.

Funcionário do Palácio de Buckingham monta os enfeites da árvore de Natal
Funcionário do Palácio de Buckingham monta os enfeites da árvore de Natal - Palácio de Buckingham/Divulgação

Eles trocam presentes de Natal?

Sim. Eles colocam os presentes sob a árvore na véspera de Natal, e, mais britânico impossível, trocam os mimos durante a hora do chá.

Eles vão à igreja no dia de Natal?

Sim, tradicionalmente a rainha e a família real participam do culto matinal da Igreja Santa Maria Madalena, em Sandringham, datada do século 16.

A rainha Elizabeth 2ª e o duque de Edimburgo no dia de Natal, na Nova Zelândia, em 1953
A rainha Elizabeth 2ª e o duque de Edimburgo no dia de Natal, na Nova Zelândia, em 1953 - Palácio de Buckingham/Divulgação

Quem recebe os cartões de Natal da rainha?

A lista atual inclui 750 pessoas, entre familiares, amigos e primeiros-ministros do reinado. O cartão, que costuma trazer uma foto da família, é assinado por 'Elizabeth R' e 'Philip'. O duque de Edimburgo costuma mandar mais 200 dos cartões a organizações ligadas a ele.

Rainha Elizabeth 2ª enfeita árvore de Natal durante evento de caridade em Londres - Toby Melville-05.dez.2018/Reuters

Quais outras tradições de Natal eles têm?

Todos os membros da Casa Real recebem presentes de Natal da rainha, que entrega alguns deles pessoalmente no Palácio de Buckingham e no Castelo de Windsor.

Ela mantém ainda a tradição vinda desde seu avô, o rei George 5 (1865-1936), de presentear a sua equipe com pudins de Natal. Cerca de 1.500 doces são distribuídos. 

Elizabeth 2ª distribui também árvores de Natal para a Abadia de Westminster, a Catedral de St. Paul, a Catedral de St. Giles e Canongate Kirk, em Edimburgo. Igrejas e escolas de Sandringham também recebem a planta.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.