Ataque do Taleban deixa mais de 100 mortos no Afeganistão

Alvo é centro de treinamento de base militar de alta segurança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Base militar alvo de carro-bomba em Maidan Wardak, no Afeganistão - Reuters
Cabul | Reuters

Um ataque do Taleban contra uma base militar no centro do Afeganistão deixou ao menos 100 mortos nesta segunda-feira (21), disseram fontes. 

Terroristas jogaram um veículo militar roubado e carregado de explosivos contra um centro de treinamento do Diretório Nacional de Segurança em Maidan Wardak, a oeste da capital, Cabul. Em seguida, dois homens armados dispararam tiros até serem mortos.

"Temos informação de que 126 pessoas foram mortas na explosão dentro do centro de treinamento militar, havendo oito comandos especiais entre os dados", disse uma fonte do Ministério da Defesa em Cabul. 

O ataque contra uma base de segurança máxima demonstra a pressão contra as forças de segurança afegãs diante do aumento das operações do Taleban, que assumiu responsabilidade pelo ataque. O grupo terrorista colocou em 190 o saldo de mortos. 

O atentado coincide ainda com a decisão do governo americano de retirar cerca de 7.000 soldados americanos que estão no Afeganistão nos próximos meses. 

O número equivale à metade dos cerca de 14 mil que estão no país, e seria o primeiro passo para encerrar o envolvimento dos Estados Unidos em um conflito que já dura 17 anos —teve início pouco após os atentados de 11 de Setembro.

"Diversos corpos foram transportados para a cidade de Cabul e muitos feridos foram transferidos para hospitais na capital", disse Sharif Hotak,  membro do conselho provincial de Maidan Wardak.

Em nota, o governo do presidente Ashraf Ghani afirmou que "inimigos do nosso país" realizaram o ataque, matando e ferindo "uma grande quantidade de nossos filhos amados e honestos". 

Nos últimos anos, o governo afegão deixou de divulgar números precisos de vítimas, mas, segundo Ghani, 28 mil policiais e soldados foram mortos entre 2015 e 2018. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.