Bolsonaro pousa em Washington em sua primeira visita aos EUA

Presidente se encontrará com Donald Trump na terça (19)

São Paulo

Jair Bolsonaro pousou às 15h40 (16h40 no horário de Brasília) deste domingo (17) na base da força aérea americana Andrews, a cerca de 23 km do centro de Washington, nos Estados Unidos. 

É a primeira visita do presidente brasileiro aos Estados Unidos.

Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante partida de Brasília para Washington
Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante partida de Brasília para Washington - Alan Santos/Presidência da República

A comitiva chegou à casa de hóspedes da Casa Branca, Blair House, geralmente reservada para visitas de Estado, por volta de 16h15 (17h15 em Brasília).

Em sua conta em uma rede social, Bolsonaro escreveu que o convite para se hospedar no local se tratava de " uma honraria concedida a pouquíssimos Chefes de Estado, além de não custar um centavo aos cofres públicos".

A viagem do presidente ao país é visita oficial de trabalho, um degrau abaixo da visita de Estado, a máxima das honrarias, com jantar de gala.

O último presidente brasileiro que foi a Washington em visita de Estado foi Fernando Henrique Cardoso, em 1995. 

Em 2015, durante o governo de Barack Obama, a então presidente Dilma Roussef também se hospedou na Blair House após o escândalo da NSA (Agência Nacional de Segurança). 

Washington buscava distensionar a relação entre os dois países depois de o documentos publicados no site Wikileaks revelarem que os EUA espionaram Dilma e o Banco Central brasileiro por meio de sua agência.​

 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.