Dalai-lama faz comentários machistas e xenófobos a TV britânica

Líder espiritual disse que caso seu sucessor fosse uma mulher, ela deveria ser mais atraente que ele

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O dalai-lama, líder espiritual tibetano, fez uma série de comentários polêmicos em uma entrevista ao canal britânico BBC divulgada nesta quinta-feira (27).

Ele afirmou que o presidente americano, Donald Trump, não tem "princípio moral", que era melhor "manter a Europa para europeus" e que, caso seu sucessor fosse uma mulher, ela deveria ser mais atraente que ele.

Dalai-lama fala sentado em poltrona ao lado de mesinha com arranjo de flores
Dalai-lama faz apelo para que as pessoas deixem de lado suas diferenças durante uma visita a Londonderry, na Irlanda do Norte - Reprodução BBC News

"Se uma dalai-lama mulher fosse [faz uma careta], acho que as pessoas prefeririam não olhar para ela", disse.

Quando perguntado se ele achava que o interior de uma pessoa era mais importante do que a aparência, respondeu: "Penso que ambos [são importantes]". 

O dalai-lama também afirmou que era favorável à permanência do Reino Unido na União Europeia, dizendo-se um "admirador do espírito" do bloco. 

A entrevistadora Rajini Vaidyanathan perguntou o que ele pensa sobre o fato de uma frase sua sobre migração ter sido usada pelos apoiadores do brexit durante a campanha do plebiscito de 2016.

O dalai-lama havia dito que "o objetivo deveria ser que os imigrantes retornem a seus países e ajudem a reconstruí-los". "Você precisa ser prático. É impossível que todos venham."

Nesta quinta, ele manteve sua posição e respondeu que os Estados europeus deveriam aceitar os refugiados e lhes dar educação, com o objetivo de que eles voltem para os países de origem.

Perguntado se eles deveriam ser autorizados a permanecer na Europa, caso desejassem, ele disse: "Um número limitado, ok".

"A Europa inteira se tornar um país muçulmano? Impossível. Ou um país africano? Também impossível", diz ele, que ri em seguida. 

"Não tem nada de errado com isso, ou tem? Você mesmo é um refugiado", diz Vaidyanathan. O dalai-lama vive na Índia desde 1959.

"Acho que eles ficam melhor na terra deles. Deixa a Europa para os europeus."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.