O dalai-lama, líder espiritual tibetano, foi internado em um hospital de Nova Déli, na Índia, nesta terça-feira (9) com um quadro infeccioso, informou um de seus auxiliares.
Desde que fugiu para a Índia em 1959, depois de uma tentativa fracassada de levante contra o controle chinês, o dalai-lama, 83, vive na cidade indiana de Dharamshala.
"Nesta manhã, sua santidade sentiu algum desconforto e foi levado para Déli para um checkup", afirmou seu secretário pessoal Tenzin Taklha.
"Os médicos o diagnosticaram com uma infecção no peito, e ele está sendo tratado. Sua condição é estável agora. Ele será tratado por dois ou três dias aqui."
Muitos dos cerca de 100 mil tibetanos que vivem na Índia se preocupam com o fato de que sua luta por uma região autônoma pode terminar com o dalai-lama.
No mês passado, ele disse que sua reencarnação poderia ser encontrada na Índia e alertou contra tentativas da China de apontar um sucessor.
A China, que tem controle do Tibete desde 1950, chama o Nobel da Paz de separatista e afirma que tem o direito de apontar seu sucessor, derivado dos imperadores chineses.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.