Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Itamaraty orienta diplomatas a frisar que gênero é apenas sexo biológico

Guerra do governo a 'ideologia de gênero' chega à política externa; ministério cita retomada da 'definição tradicional'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo Bolsonaro abriu um novo front na guerra contra "ideologia de gênero": a política externa.

Segundo a Folha apurou, diplomatas receberam nas últimas semanas instruções oficiais do comando do Itamaraty para que, em negociações em foros multilaterais, reiterem “o entendimento do governo brasileiro de que a palavra gênero significa o sexo biológico: feminino ou masculino”.

A teoria de gênero estabelece que gênero e orientação sexual são construções sociais, e não apenas determinações biológicas. Já para segmentos da direita, a “ideologia de gênero” é um ataque ao conceito tradicional de família.

O chanceler Ernesto Araújo no Palácio do Itamaraty, em Brasília
O chanceler Ernesto Araújo no Palácio do Itamaraty, em Brasília - Evaristo Sá - 7.jun.19/AFP

Em pelo menos duas reuniões, na ONU e na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, os diplomatas receberam a instrução de ressaltar a diplomatas de outros países a visão do governo brasileiro sobre gênero.

De acordo com fontes do Itamaraty, a instrução foi formalizada porque o Brasil, ao utilizar essa definição, quer evitar ambiguidades. Procurado, o Itamaraty afirmou tratar-se apenas da retomada da definição tradicional de gênero.

Para Camila Asano, coordenadora da Conectas Direitos Humanos, essa medida pode “comprometer a credibilidade internacional do país”.

“Se tal ordem não for imediatamente revertida, o Brasil se unirá a diplomacias que propagam posições retrógradas em espaços internacionais, ignorando avanços nacionais e globais na luta contra desigualdades e preconceitos”, afirma.

Ela lembra que Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, anunciou no início do ano que o Brasil é candidato a um novo mandato no Conselho de Direitos Humanos da ONU. Uma orientação como essa, diz Asano, “pode e deve ser questionada judicialmente”.

A nova instrução do Itamaraty se alinha a inúmeras declarações do chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, e do presidente Jair Bolsonaro.

Em discurso em seminário promovido pelo Itamaraty e pela Fundação Alexandre de Gusmão (Funag) no dia 10 de junho, Araújo criticou o globalismo, afirmando que o conceito promove ideias como a "ideologia de gênero", ao lado do “racialismo” —segundo ele, a concepção da sociedade dividida em raças— e do ecologismo, definido pelo ministro das Relações Exteriores como a ecologia transformada em ideologia.

Segundo movimentos de direita, o globalismo orientaria instituições internacionais a interferir na soberania de países e a apagar tradições nacionais.

Nesse discurso, Ernesto criticou o globalismo por criar um mundo onde “você não tem mais nação, onde você não tem mais família, onde você não tem mais homem e mulher”.

Antes, em artigo publicado em janeiro na revista conservadora americana The New Criterion, o chanceler atacou a “agenda de esquerda que rapidamente tomou conta da sociedade brasileira”.

Para ele, essa agenda incluiria “a promoção da 'ideologia de gênero', o estímulo artificial das tensões raciais, a troca dos pais pelo governo como provedor de valores para as crianças, a humilhação dos cristãos”.

Bolsonaro menciona frequentemente o combate à "ideologia de gênero". Em entrevista ao lado do presidente americano Donald Trump na Casa Branca, durante visita a Washington, o presidente afirmou: “EUA e Brasil são irmanados na fé em Deus, no combate à 'ideologia de gênero', ao politicamente correto e às fake news”.

Asano afirma que a instrução do Itamaraty pode ter impacto na concessão de refúgios pelo Brasil. “Uma das razões para conceder refúgio é a perseguição, incluindo por questões de orientação sexual e identidade de gênero.”

“Se o Itamaraty orienta seus diplomatas dessa forma, o Brasil pode se distanciar de países que acolhem refugiados perseguidos justamente por essas razões. Isso mancha a reputação do país como referência na agenda de proteção a refugiados”, afirma.

O Itamaraty afirma que o Brasil mantém políticas de proteção a minorias, incluindo LGBTI+, e que também atua em diversas iniciativas de defesa das pessoas LGBTI+ em foros internacionais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.