Centro-esquerda impõe derrota a Orbán e é eleita em Budapeste

Oposição se une em torno de candidato para tomar capital do partido do premiê ultraconservador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Budapeste | AFP e Reuters

O partido do primeiro-ministro húngaro, o ultraconservador Viktor Orbán, foi derrotado neste domingo (13) nas eleições municipais de Budapeste pela oposição unida em torno de um candidato de centro-esquerda, segundo resultados parciais da votação.

Apurados 81% dos votos, o opositor Gergely Karacsony vencia com 50,6% dos votos o atual prefeito e candidato à reeleição, Istvan Tarlos.

O conservador, que governava Budapeste desde 2010, ligou para seu adversário para cumprimentá-lo, disse um de seus porta-vozes à agência AFP.

A vitória é considerada o maior feito eleitoral da oposição húngara nesta década. Para o cenário nacional, só estão previstas eleições gerais em 2022. Orbán, eleito também em 2010, tem maioria absoluta no Parlamento.

karacsony
Gergely Karacsony discursa após ser eleito prefeito de Budapeste, capital da Hungria - Bernadett Szabo/Reuters

A conquista da prefeitura da capital húngara era o objetivo principal dos opositores de Orbán, um líder isolacionista com arroubos autoritários e cujo partido, Fidesz, domina a cena política húngara há uma década.

Prefeito de um distrito de Budapeste, Karacsony recebeu o apoio de vários partidos de esquerda, liberais e de centro.

"Demos a todos uma lição sobre democracia", disse o prefeito eleito em discurso a apoiadores após ter a vitória confirmada. "Uma unidade de oposição que os eleitores há muito esperavam foi formada, e o resultado nos mostra que este é o caminho daqui para frente."

O primeiro-ministro reconheceu a derrota em entrevista coletiva. "Hoje, os cidadãos de Budapeste decidiram que é tempo de algo diferente. Nós aceitamos essa decisão. Nos interesses do país e dos cidadãos de Budapeste, estamos prontos a cooperar."

Segundo os resultados parciais de domingo à noite, a oposição também projetava vitória em várias cidades de grande porte, enquanto o Fidesz deveria vencer em grande quantidade de cidades pequenas e médias.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.