Arábia Saudita prende mais de 100 por uso de 'roupa inadequada'

É primeira medida do tipo tomada pelo príncipe herdeiro MBS desde que assumiu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Riad | AFP

Cerca de 120 pessoas foram presas na Arábia Saudita nos últimos dias por usar "roupas inadequadas", segundo informou a polícia da capital, Riad, durante a última semana. Os presos sofreram sanções, mas as autoridades não divulgaram exatamente quais.

Homens e mulheres devem evitar roupas muito justas ou que contenham linguagem profana, segundo uma instrução em inglês em um site lançado pelos oficiais de turismo do reino. Além disso, as mulheres devem cobrir seus ombros e joelhos em público.

Esta é a primeira campanha de represália do tipo desde o começo das reformas de abertura das normais sociais no reino ultraconservador, promovidas pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman (MBS) desde que assumiu o governo, há dois anos e meio.

Fãs no festival de música eletrônica MDL Beast Fest, próximo a Riade, na Arábia Saudita - Fayez Nureldine/AFP

MBS passou a permitir que mulheres tirassem carteira de motorista para dirigir, deu fim à proibição de concertos e liberou cinemas públicos pela primeira vez em 35 anos.

Contudo, em setembro deste ano, o país disse que penalizaria violações de "decência pública", incluindo vestimenta considerada inadequada e demonstrações públicas de afeto, no momento em que começou a emitir vistos de turismo pela primeira vez.

Além das 120 prisões pelas roupas inadequadas, a polícia de Riad também informou que prendeu outras 88 por assédio, devido a queixas de mulheres em redes sociais sobre abusos sofridos no festival de música eletrônica MDL Beast, perto da capital, no começo de dezembro.

O festival, que atraiu dezenas de milhares de fãs, foi considerado pelos organizadores como o maior já realizado no reino. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.