Descrição de chapéu The New York Times

Autópsia indica que Floyd teve Covid-19 semanas antes de ser morto

Policiais envolvidos no assassinato deveriam ser testados, afirma médico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

The New York Times

George Floyd teve Covid-19 no início de abril, quase dois meses antes de ser assassinado durante uma abordagem policial em Minneapolis, nos Estados Unidos, apontou a autópsia realizada pelas autoridades locais.

No documento divulgado na íntegra nesta quarta (3), Andrew M. Baker, principal médico legista do condado de Hennepin, afirma que o Departamento de Saúde de Minnesota havia colhido uma amostra do nariz de Floyd após sua morte.

Policial sufoca George Floyd ao prendê-lo em Minneapolis (Minnesota) - Darnella Frazier no Facebook, via AFP

O resultado positivo, segundo ele, é provavelmente um "positivo prolongado" causado pela infecção no início de abril.

Não há indicação de que o vírus tenha desempenhado algum papel na morte —Baker disse que as chances de Floyd estar assintomático no momento do assassinato são altas.

Michael Baden, um ex-médico legista de Nova York que, junto a uma colega, realizou na semana passada uma autópsia encomendada pela família de Floyd, disse que as autoridades do condado não o informaram do resultado do teste da Covid-19.

"O diretor do funeral não foi informado, não fomos informados, e agora muitas pessoas estão correndo por aí tentando fazer o teste", disse. "Se você faz a autópsia e há um resultado positivo para o coronavírus, o normal é dizer a todos que entrarão em contato com o corpo. Teríamos sido mais cuidadosos."

Floyd foi assassinado durante uma abordagem conduzida por quatro policiais brancos na segunda-feira passada (25) por suspeita de usar uma nota falsa de US$ 20 em uma loja de conveniência.

Baden afirmou que é recomendável que os agentes e algumas das testemunhas também façam testes para a Covid-19.

De acordo com levantamento do jornal USA Today, ao menos 430 cidades americanas tiveram protestos na noite de terça (2) em reação ao episódio —as manifestações já duram oito dias.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.