Descrição de chapéu Coronavírus

Guatemala ordena detenção de mais de 2.000 migrantes a caminho dos EUA

Vinda de Honduras, caravana foi impedida de prosseguir por violar regras de prevenção à Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cidade da Guatemala e Tegucigalpa (Honduras) | AFP e Reuters

O presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, ordenou nesta quinta-feira (1º) a detenção de milhares de migrantes que entraram no país com destino aos Estados Unidos em meio à pandemia da Covid-19.

Mais de 2.000 membros da caravana, muitos usando máscaras, passaram por tropas armadas enquanto atravessavam a fronteira entre Honduras e Guatemala numa tentativa de escapar da pobreza agravada pela crise sanitária que atinge a América Central.

Na fronteira de Corinto, imigrantes hondurenhos rompem barreira policial para entrar na Guatemala a caminho dos EUA
Na fronteira de Corinto, imigrantes hondurenhos rompem barreira policial para entrar na Guatemala a caminho dos EUA - Orlando Sierra/AFP

Em uma mensagem aos guatemaltecos, o presidente afirmou que os migrantes desrespeitaram os protocolos de prevenção à doença —o país reabriu suas fronteiras marítimas, terrestres e aéreas no dia 18 de setembro, após cerca de seis meses de fechamento devido ao coronavírus.

Um migrante morreu após cair de um trailer e ficar preso sob as rodas, informou a Cruz Vermelha da Guatemala. A caravana é a maior desde que a pandemia da Covid-19 atingiu a América Central, em março, desencadeando "lockdowns" que afetaram economias já precárias, levando a aumento no desemprego.

Giammattei disse ainda que os migrantes “estão violando a lei, principalmente porque usam crianças desacompanhadas e fazem escudos humanos com mulheres e idosos". Acrescentou que o país respeita o direito humano de migrar, mas que não toleraria que isso fosse feito de "uma forma violenta e ilegal".

“Não permitiremos que nenhum estrangeiro que use métodos ilegais para entrar neste país acredite que tem o direito de vir para nos contaminar e nos colocar em sério risco."

Até agora, o Ministério da Saúde guatemalteco contabilizou 92.409 casos e 3.261 mortes pela Covid-19.

É provável que os migrantes enfrentem desafios ao atravessar o México, onde o presidente Andres Manuel López Obrador enviou a Guarda Nacional para a fronteira com a Guatemala e dispersou grupos anteriores sob pressão dos Estados Unidos.

O presidente americano, Donald Trump, fez da repressão à imigração ilegal uma parte fundamental de sua plataforma política —ele disputa a reeleição no início de novembro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.