Primeiras menções a Trump e Biden na Folha foram na década de 1970

Republicano afirmava que grupos árabes tinham interesse no Madison Square Garden, enquanto democrata já era Senador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A seção “Primeira Vez” recupera a primeira aparição de personagens e temas nas páginas do jornal e faz parte do Folha, 100, projeto responsável pelos eventos e publicações no centenário, a ser comemorado em 19 de fevereiro de 1921.

*

A primeira vez que Donald Trump apareceu nas páginas da Folha foi como o presidente americano gosta de ser lembrado até hoje: alguém que pauta as notícias.

Na ocasião, em 16 de abril de 1975, a nota afirmava que dois grupos de investidores árabes tinham interesse em comprar o Madison Square Garden, uma das mais importantes arenas esportivas dos EUA.

reprodução de página de jornal em preto e branco
Nota publicada na Folha em 16 de abril de 1975 traz anúncio de interesse de grupos comerciais árabes na compra de complexo de espetáculos - Acervo Folha

“Esta revelação foi feita ontem em Nova York por Donald Trump, conselheiro em assuntos imobiliários do gigantesco complexo de salas de reunião e espetáculos, onde têm lugar as grandes manifestações esportivas e políticas norte-americanas”, diz a reportagem.

O ginásio ainda é lembrado como local de disputa de “bola-ao-cesto”, o popular basquete. “Construído ao custo de US$ 50 milhões, este grande conjunto sempre foi deficitário”, termina o texto.

Já o democrata Joe Biden foi mencionado pela primeira vez no jornal em abril de 1975, aquele que seria o último mês da Guerra do Vietnã.

reprodução de página de jornal em preto e branco
Reportagem da Folha publicada em 19 de abril de 1975 relata decisão da Comissão de Relações Exteriores do Senado dos EUA - Acervo Folha

O ex-vice-presidente de Barack Obama e agora candidato à Presidência dos Estados Unidos era então o senador mais jovem da história do país, eleito pelo Partido Democrata em 1972, aos 30 anos, numa disputa em que entrou como azarão contra o republicano J. Caleb Boggs.

Foi desta posição e ainda chamado pela reportagem de “Joseph” que ele votou contra a liberação de US$ 200 milhões para a retirada das tropas americanas do país asiático e ajuda humanitária.

“O líder democrata do Senado, Mark Mansfield, e os senadores democratas Joseph Biden e Dick Clark votaram contra o projeto de ajuda”, diz o texto, escrito de Washington, em 19 de abril de 1975.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.