Descrição de chapéu terrorismo

Autoridades identificam autor de atentado a bomba em Nashville

Anthony Warner, cujos restos mortais foram encontrados no local da explosão do motorhome, é descrito como recluso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nashville (EUA) | AFP e Reuters

Um homem identificado com Anthony Quinn Warner, 63, foi o responsável pela explosão no centro da cidade de Nashville na manhã do dia de Natal e morreu durante a detonação, informaram autoridades americanas neste domingo (27).

Investigadores compararam restos mortais encontrados no local da explosão com o DNA de Warner e confirmaram a suspeita de que ele estava dentro do motorhome que explodiu.

Segundo o diretor da agência de investigações do Tennesse, David Rausch, a motivação para o atentado ainda está em investigação.

Investigadores trabalham perto do local onde motorhome explodiu no dia 25 de dezembro, em Nashville
Investigadores trabalham perto do local onde motorhome explodiu no dia 25 de dezembro, em Nashville - Harrison McClary/Reuters

Vizinhos de Warner na cidade de Antioch disseram à polícia ter visto um motorhome parecido com o da explosão no quintal dele. O veículo explodiu no centro de Nashville na manhã da sexta (25), dia de Natal.

A explosão, ocorrida às 6h30 do horário local (9h30 de Brasília), foi sentida a nove quarteirões do local do incidente, destruiu vários outros carros e danificou diversos edifícios, lançando uma fumaça negra no céu que podia ser vista a quilômetros de distância.

A explosão danificou mais de 40 estabelecimentos comerciais, além de levar à interrupção no serviço de celular e internet. No domingo, os serviços já tinham sido normalizados. Apesar do impacto, houve apenas três vítimas com ferimentos leves.

Conforme vizinhos relataram ao jornal The Washington Post, Warner, 63, não era casado e raramente saía de casa. Ele viveu anos com seus pais e, depois, sozinho.

Também foi prorietário de uma empresa de alarmes residenciais e tinha em sua casa várias câmeras de segurança. Ainda segundo vizinhos, ele nunca cumprimentava ninguém.

Warner trabalhou por 15 anos numa imobiliária em Nashville chamada Fridrich & Clark Realty e anunciou sua aposentadoria no início deste mês. “O Tony Warner que nós conhecíamos era uma boa pessoa que nunca teve nenhuma atitude que não fosse profissional”, disse o dono da imobiliária em nota.

No dia da explosão, os policiais ouviram uma gravação alertando que uma “bomba detonaria em 15 minutos”. A mensagem, capturada e transmitida posteriormente por canais de TV regionais, dizia: “Esta área deve ser evacuada agora. Esta área deve ser evacuada agora. Se você está ouvindo esta mensagem, evacue agora. Se você está ouvindo esta mensagem, evacue agora".

Os policiais rapidamente foram de porta em porta a prédios próximos para tirar as pessoas do local e pediram o envio do esquadrão antibombas, que estava a caminho quando o veículo explodiu.

A maioria das lojas e escritórios da rua, um ponto turístico da cidade —a capital do Estado do Tennessee e da música country dos EUA —, estava fechada no momento do incidente devido ao feriado de Natal, o que reduziu o número de potenciais vítimas, segundo as autoridades.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.