Presidente do México tem resultado positivo para Covid-19

Andrés Manuel López Obrador não costuma usar máscara em lugares públicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cidade do México | AFP

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, 67, informou neste domingo (24) estar infectado pela Covid-19, e que seus sintomas são leves e se sente otimista.

Em uma breve mensagem em sua conta oficial no Facebook, o presidente afirmou também estar sob tratamento médico.

Ele não usa máscara em lugares públicos e só foi visto usando-a em viagens de avião.

Andrés Manuel López Obrador em evento da Guarda Nacional, ao norte do México - Handout / Mexican Presidency - 24.jan.2021/ AFP

López Obrador, que manteve a maior parte de suas atividades durante a pandemia, nomeou a secretária do Interior, Olga Sánchez, para substituí-lo em suas entrevistas coletivas nesta semana.

"Estarei ciente dos assuntos públicos do Palácio Nacional. Por exemplo, amanhã participarei de uma ligação com o presidente Vladimir Putin", acrescentou.

O mandatário tem sido criticado por sua forma de lidar com a pandemia, com uma estratégia focada em aumentar a capacidade hospitalar ao invés de testar e rastrear contatos. O país evitou bloqueios obrigatórios, optando por um sistema de restrições em camadas para limitar o impacto na economia.

O ministério da saúde relatou no domingo 10.872 novos casos confirmados de coronavírus e 530 mortes, elevando o total para 1.763.219 infecções e 149.614 mortes, o quarto maior número de óbitos em todo o mundo.

O presidente de esquerda realizou três atividades públicas no fim de semana, a última delas na manhã de sexta-feira (22), no estado de San Luis Potosí, ao norte do país.

Ele teve problemas cardíacos que o obrigaram a ser internado em um hospital privado em 2013; além disso, ele sofre de hipertensão.

Outros líderes mundiais contraíram a Covid-19, como o agora ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, o presidente Jair Bolsonaro e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.