Descrição de chapéu folha explica

Entenda como funcionam as touradas e como vivem os touros bravos

Criadores citam risco de ameaça ambiental com a paralisação dos eventos devido à pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bruxelas

Por trás das touradas, vistosos espetáculos turísticos em que ativistas veem crueldade e aficionados enxergam estratégia, técnica e arte, está uma raça especial de touro cuja criação conserva 500 mil hectares na Espanha —quase o tamanho do Distrito Federal brasileiro.

Chamado de touro de lídia —ou simplesmente touro bravo—, ele é um dos raros herbívoros que atacam para defender seu território em vez de fugir, e seu temperamento selvagem exige que seja criado solto.

O toureiro espanhol Miguel Angél Perera durante tourada em San Sebastian de los Reyes, na Espanha
O toureiro espanhol Miguel Angél Perera durante tourada em San Sebastian de los Reyes, na Espanha - Alberto Simon - 26.ago.17/AFP

Criadores argumentam que sua pecuária é muito respeitosa com os animais e a compara com a do gado de corte, em que um boi pode ser confinado em 9 m² (parâmetro mínimo da União Europeia), é estressado frequentemente e abatido quando atinge cerca de 450 kg, a partir dos 18 meses.

Nos rebanhos de touro bravo, cada um deles pasta no equivalente a três quadras de uma cidade (30 mil m²), método de criação favorável à biodiversidade de plantas e animais segundo o Ministério da Agricultura da região de Extremadura e a Fundação para a Biodiversidade, que firmaram um convênio para apoiar a atividade. Touros bravos também vivem por mais tempo —no mínimo dois anos, quando começa o processo de seleção das fêmeas que serão reprodutoras por até duas décadas.

Enquanto grupos de defesa de animais comemoram a paralisação quase total das touradas espanholas devido à pandemia de coronavírus, membros do setor alertam para um desastre ambiental silencioso e muito mais amplo. Pecuaristas dizem que, sem touradas, as fazendas sustentáveis tendem a desaparecer.

Entenda, em um infográfico, como vivem os touros bravos e como funcionam as touradas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.