Descrição de chapéu Ásia clima chuva

Frio extremo mata 21 corredores durante ultramaratona na China

Granizo, chuva e ventania surpreenderam os 172 participantes da prova no meio do trajeto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lusha Zhang Ryan Woo
Pequim | Reuters

Vinte e um corredores morreram devido ao frio extremo durante uma ultramaratona realizada na província de Gansu, no noroeste da China, neste domingo (23). A prova, composta por 100 quilômetros, teve início no sábado (22) em uma das curvas do rio Amarelo, área conhecida por penhascos e colunas de rochas.

A rota levaria os corredores por cânions, montes e um planalto árido com uma elevação de 1.000 metros. A tragédia despertou reação pela falta de um plano de contingência para socorrer os corredores.

homens vestidos de laranja carregam equipamento em uma montanha
Equipe de resgate carrega equipamento para socorrer participantes de ultramaratona surpreendidos pelo frio na província de Gansu, na China - AFP

A corrida, que teve a participação de 172 pessoas, começou às 9h (horário local) com os corredores vestindo bermudas e camisetas sob céu nublado, segundo fotografias de redes sociais.

Perto das 12h de sábado, um trecho montanhoso da corrida foi atingido por granizo, chuva congelante e vendavais que derrubaram a temperatura, de acordo com autoridades locais. "A chuva ficava cada vez mais forte", disse Mao Shunzi, participante da prova.

Tremendo de frio, ela retornou antes do trecho mais elevado da prova, devido a experiências ruins com hipotermia. A temperatura na região registrou um patamar mínimo de 6 ºC no sábado (22). "Inicialmente me arrependi, pensando que poderia ser apenas uma chuva passageira, mas quando vi os fortes ventos e chuvas pelas janelas do quarto no hotel, senti-me sortuda por ter tomado essa decisão", afirmou Mao.

Um esforço de resgate com mais de 1.200 pessoas foi iniciado, contando com a assistência de imagens térmicas, drones, radares e equipamentos de demolição, segundo a imprensa estatal chinesa. Um deslizamento causado pelo mau tempo dificultou ainda mais o salvamento. De acordo com serviços meteorológicos, estavam previstos queda brusca na temperatura e fortes ventos na região.

"Estava muito quente no dia anterior, e, embora a previsão do tempo indicasse ventos e chuva moderada, todos acreditavam que seriam brandos", disse Mao. "O noroeste da China é seco." Muitos dos corredores tiveram hipotermia e se perderam em meio aos ventos fortes e à chuva pesada. O governo da província de Gansu reuniu uma equipe para investigar a causa das mortes, segundo a imprensa local.

Foto noturna mostra homens de costas, com roupa de frio e capacetes iluminados
Equipe de resgate procura desaparecidos na prova realizada em Gansu no domingo - Xinhua
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.