Descrição de chapéu União Europeia

Polícia de Portugal prende suspeito de matar brasileiro em Lisboa

Luiz Henrique Froede, 22, foi morto durante discussão com outro jovem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lisboa

A Polícia Judiciária de Portugal prendeu um homem de 23 anos suspeito de ter feito os dois disparos que mataram o brasileiro Luiz Henrique Froede, 22. Segundo a investigação, os dois jovens já vinham se desentendendo havia algum tempo. A polícia não informou o nome nem a nacionalidade do suspeito, que está, neste momento, em liberdade, mas obrigado a se apresentar às autoridades a cada duas semanas.

Luiz Henrique Froede, brasileiro morto em Lisboa
Luiz Henrique Froede, brasileiro morto em Lisboa - Luiz Henrique Froede no Facebook

De acordo com a polícia, os disparos aconteceram durante uma discussão, após Froede ter ido até a casa do suspeito em Alfama, um dos bairros mais turísticos da capital portuguesa. “No dia dos fatos, o autor encontrava-se em casa quando foi surpreendido pela presença da vítima. Após uma intensa discussão, o autor, empunhando uma arma de fogo, desferiu dois disparos na direção da vítima. [Os tiros] o atingiram na região da cabeça e na região torácica”, afirmou nesta quarta (14) a polícia, em nota.

Após os disparos, o dono da casa fugiu do local do crime. Segundo a polícia, ele foi capturado no mesmo dia, e a arma de fogo usada no crime, apreendida. A nota da polícia corrigiu as informações iniciais sobre a idade da vítima: Froede tinha, na verdade, 22 anos. Os primeiros relatos informaram que ele tinha 24.

Ainda de acordo com a polícia, o jovem foi socorrido pelo Instituto Nacional de Emergência Médica, o Samu de Portugal, mas não resistiu aos ferimentos. Ele morreu no hospital de São José, no sábado (10).

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

Os relatos sobre o que aconteceu na noite do homicídio são contraditórios. Uma reportagem no jornal português Correio da Manhã afirmou que a vítima fora encontrada abandonada em uma rua de Alfama.

Um vídeo obtido pela emissora SIC, feito por moradores, no entanto, mostra o momento em que ao menos quatro pessoas, com sotaque brasileiro, tentam socorrer a vítima, carregando Froede pelas ruas do bairro.

Nos grupos da comunidade brasileira em Portugal também circularam diferentes versões sobre o caso.

Nascido em Teófilo Otoni, em Minas Gerais, Froede vivia em Lisboa desde 2019.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.