Descrição de chapéu Coronavírus

Em meio ao avanço da variante delta nos EUA, Barack Obama reduz festa de 60 anos

Criticado por planejar evento com centenas de pessoas, o ex-presidente desconvidou parte de sua lista; país ultrapassou 100 mil casos diários pela 1ª vez em 6 meses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Boston

Em meio ao avanço da variante delta do coronavírus nos Estados Unidos, o ex-presidente Barack Obama reduziu o número de convidados para a comemoração de seu aniversário de 60 anos, que acontecerá no fim de semana, após ser alvo de críticas pela realização do evento.

O ex-presidente Barack Obama durante evento de campanha de Joe Biden
O ex-presidente Barack Obama durante evento de campanha de Joe Biden - Elijah Nouvelage - 2.nov.20/AFP

O democrata faz aniversário nesta quarta-feira (4), e tinha convidado centenas de pessoas para comemorar sua entrada no grupo dos sexagenários, segundo a agência de notícias AFP. Seguindo diretrizes do CDC (Centro para Prevenção e Controle de Doenças dos EUA) dos EUA, a entrada dos convidados seria liberada apenas para aqueles vacinados e que apresentassem um resultado negativo de teste de Covid. Mas as medidas não foram suficientes para barrar críticas nas redes sociais, inclusive de membros do Partido Republicano.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

No Twitter, o congressista republicano Jim Jordan escreveu que, se a festa fosse do ex-presidente Donald Trump, teria sido chamada de "super propagadora" e seu aniversariante de “irresponsável”.

No auge da pandemia nos EUA, quando a vacinação ainda não havia começado, Trump participou de vários eventos com público sem máscara durante seu mandato e campanha eleitoral para reeleição.

Já a presidente do partido, Ronna McDaniel, cobrou uma posição do atual mandatário americano, Joe Biden, que foi vice de Obama. “Biden tem algum comentário sobre Obama fazer uma festa de aniversário gigante enquanto ele pressiona para mais restrições contra a Covid? Ou existe uma exceção para festas de celebridades ricas e liberais?”, escreveu no Twitter.

Em um comunicado, a porta-voz de Obama, Hannah Hankins, anunciou nesta quarta que, por causa do avanço da variante delta na última semana, a lista de convidados para a festa foi reduzida, incluindo apenas amigos e familiares próximos do ex-presidente. "[Obama] aprecia os cumprimentos de feliz aniversário à distância e anseia em poder ver todos logo", disse.

Vários convidados estavam a caminho da ilha onde acontecerá o evento quando foram informados que não poderiam mais participar, segundo o jornal americano The New York Times.

Durante uma entrevista coletiva nesta segunda-feira (2), a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse que a festa de Obama cumpre as recomendações sanitárias do CDC, que o ex-presidente sempre defendeu a vacinação contra o coronavírus e que a Casa Branca aconselha que as pessoas sigam as regras sanitárias recomendadas pelas autoridades do país.

Um porta-voz do governo também disse à agência de notícias Axios que Biden não estará presente na comemoração, mas espera ansiosamente para dar as boas-vindas para Obama ao grupo dos sexagenários. Os Obamas não se pronunciaram sobre a festa.

A festa do ex-presidente vai ocorrer em Martha's Vineyard, uma ilha no estado de Massachusetts e um popular destino de férias de verão para milionários da costa leste americana. Até esta segunda, a ilha apresentava um nível moderado de transmissão do vírus, de acordo com dados do CDC.

Também segundo o órgão, os EUA ultrapassaram 100 mil casos diários com o avanço da variante delta, identificada na Índia e mais contagiosa, pela primeira vez em seis meses no dia 30 de julho, mas o número de hospitalizações e mortes causadas pela Covid-19 não acompanhou o aumento.

No mesmo dia, seguindo diretrizes federais, o estado de Massachusetts recomendou que seus cidadãos —vacinados ou não— usem máscaras em lugares fechados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.