Descrição de chapéu Coronavírus

Se não quer se vacinar contra Covid, não se incomode em vir a NY, diz prefeito a Bolsonaro

Cidade tentou barrar líderes não imunizados de participar da Assembleia-Geral da ONU; veja vídeo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O prefeito de Nova York, o democrata Bill de Blasio, afirmou nesta segunda (20) que, se o presidente Jair Bolsonaro não quer se vacinar contra a Covid-19, que "não se incomode em vir" à cidade americana.

A crítica foi feita em meio à viagem do presidente brasileiro aos EUA para participar da Assembleia-Geral da ONU, na qual Bolsonaro discursará nesta terça (21).

Autoridades de Nova York tentaram exigir que chefes de Estado e suas delegações participassem do evento só se estivessem vacinados, mas a ONU afirmou não poder exigir a imunização de líderes mundiais.

Prefeito de Nova York critica Bolsonaro por não se vacinar - Reprodução/NYC Mayor's Office no Youtube

A cidade exige comprovante de vacinação para entrar em centros que abrigam eventos e na parte interna de restaurantes —o que resultou na foto do presidente brasileiro comendo pizza na calçada, por exemplo.

Nesta segunda, Blasio elevou o tom e citou Bolsonaro nominalmente. "Devemos mandar uma mensagem a todos os líderes mundiais, incluindo, mais notavelmente, o presidente do Brasil, Bolsonaro. Quem quer vir precisa estar vacinado. Se você não quer se vacinar, não se incomode em vir", afirmou o prefeito americano.

A transmissão oficial da Prefeitura de Nova York ainda colocou uma foto de Bolsonaro com a legenda: "vacine-se". "Todos devem estar seguros juntos, ou seja, todos devem estar vacinados. A ampla maioria do pessoal da ONU e a ampla maioria dos Estados-membros estão fazendo a coisa certa", disse ele.

Blasio ressaltou ainda a instalação de um centro móvel de vacinação em frente à sede das Nações Unidas para imunizar os que participarem do evento. "Estamos felizes em vacinar todo mundo para manter esta cidade segura, para manter todo mundo que está envolvido seguro", afirmou o democrata.

Mais tarde, o prefeito nova-iorquino compartilhou no Twitter uma reportagem do site Daily Beast que relatou o fato de o presidente ter comido pizza na calçada incluindo um link dos locais de vacinação contra a Covid na cidade. Blasio marcou o perfil de Bolsonaro no tuíte.

Nova York foi um dos locais mais afetados pela Covid-19 nos Estados Unidos, com 34 mil mortes. No pico da doença, em abril do ano passado, a cidade sozinha registrou dias com média de mais de 800 mortes.

Com a vacinação em massa e restrições como a exigência de comprovante de vacinação, a cidade conseguiu sobreviver a outras ondas da doença que atingiram os Estados Unidos, inclusive a atual, com o avanço da variante delta, quando o país voltou a registrar mais de 2.000 mortes por dia.

O prefeito já teve outros atritos públicos com Bolsonaro. Em 2019, quando o Museu de História Natural dos EUA se recusou a sediar um jantar em homenagem ao brasileiro, ele elogiou a iniciativa e afirmou que o presidente é um "homem perigoso".

Após troca pública de ofensas, o democrata afirmou que Bolsonaro "fugiu". "Nenhuma surpresa, valentões não aguentam um soco. Já vai tarde."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.