Rainha Elizabeth passou noite em hospital e já retomou atividades, diz palácio

Com 95 anos, chefe da monarquia britânica foi internada para exames preliminares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A rainha Elizabeth 2ª, 95, passou a noite de quarta-feira (20) hospitalizada, mas já voltou para casa e passa bem, informou o Palácio de Buckingham, em nota, na noite desta quinta (21).

"Seguindo recomendação médica para repousar por alguns dias, a rainha foi ao hospital na tarde desta quarta para exames preliminares, retornou ao castelo de Windsor no horário do almoço de hoje [quinta] e está em bom estado", diz o texto do palácio.

Rainha Elizabeth 2ª acena ao deixar cerimônia no Parlamento do País de Gales
Rainha Elizabeth 2ª acena ao deixar cerimônia no Parlamento do País de Gales - Jacob King - 14.out.21/AFP

Uma pessoa próxima à monarquia ouvida pela agência de notícias Reuters disse que a rainha ficou no hospital por questões práticas e que sua equipe médica adotou uma abordagem cautelosa. Ela já retornou ao trabalho na tarde desta quinta, assumindo atividades leves.

Devido à recomendação dos médicos, Elizabeth 2ª havia cancelado uma viagem oficial à Irlanda do Norte, nesta quarta, onde estava previsto um encontro com a população —incluindo alunos da escola de Hillsborough, que recentemente foi renomeada para Hillsborough Real, segundo o jornal The Guardian.

A rainha também planejava participar de uma missa em Armagh nesta quinta para celebrar o centenário da fundação da Irlanda do Norte.

A saúde de Elizabeth 2ª tem chamado a atenção da mídia local. Na última semana, ela foi vista usando uma bengala pela primeira vez sem motivo médico específico em um grande evento público —em 2003 e 2004, após uma operação no joelho, ela já tinha aparecido com o item.

Como o evento, uma celebração do centenário da Legião Real Britânica, foi realizado na Abadia de Westminster, acredita-se que o terreno irregular na área externa do edifício pode ter colaborado para a decisão.

A equipe médica de Elizabeth 2ª recentemente também recomendou que ela deixasse de ingerir álcool diariamente, segundo noticiou a revista Vanity Fair. De acordo com a publicação, a rainha gosta de beber, quase todas as noites, um dry martini. O conselho faria parte da preparação para o Jubileu de Platina, no ano que vem, quando ela completa 70 anos no trono.

Apesar das preocupações e da idade, a rainha recusou o título de "Oldie of the Year" (velho do ano), concedido por uma revista do Reino Unido a membros das gerações mais velhas que contribuíram com a sociedade.

"A majestade acredita que uma pessoa é tão velha quanto se sente, assim como acredita que não atende aos critérios para aceitar [o prêmio] e espera que se encontre um destinatário mais digno", escreveu Tom Laing-Baker, secretário da rainha, em carta ao escritor Gyles Brandreth, que preside a premiação.

A revista The Oldie organiza o prêmio há 29 anos e já concedeu o título ao marido de Elizabeth 2ª, o príncipe Philip, morto em abril, aos 99 anos.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.