Rainha Elizabeth 2ª recusa prêmio de 'velho do ano' por 'não se encaixar nos critérios'

Premiação é realizada anualmente pela revista The Oldie para homenagear quem contribuiu com a vida pública

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | Reuters

Acostumada a receber elogios e críticas ao longo dos quase 70 anos desde que ascendeu ao trono britânico, a rainha Elizabeth 2ª, 95, recusou o título de "Oldie of the Year” (velho do ano), concedido por uma revista do Reino Unido a membros das gerações mais velhas que contribuíram com a sociedade.

“A majestade acredita que uma pessoa é tão velha quanto se sente, assim como acredita que não atende aos critérios para aceitar [o prêmio] e espera que se encontre um destinatário mais digno", escreveu Tom Laing-Baker, secretário da rainha, em carta ao escritor Gyles Brandreth, que preside a premiação.

A rainha Elizabeth 2ª durante cerimônia no País de Gales - Geoff Caddick - 14.out.21/AFP

A revista The Oldie organiza o prêmio há 29 anos e já concedeu o título ao marido de Elizabeth 2ª, o príncipe Philip, morto em abril, aos 99 anos. "Não há nada para o moral como ser lembrado de que os anos estão passando —cada vez mais rapidamente. É bom que se lembrem de você”, escreveu o duque de Edimburgo em 2011, de acordo com texto publicado por Brandreth nesta terça-feira (19).

O presidente da premiação agradeceu a resposta da rainha. “Talvez possamos, no futuro, sondar a majestade mais uma vez”, escreveu. Depois de permanecer por sucessivos períodos confinada no Castelo de Windsor, a oeste de Londres, e apesar das especulações de que poderia diminuir o ritmo de suas aparições públicas após a morte do marido, a rainha voltou a assumir compromissos recentemente.

Na última semana, Elizabeth 2ª foi flagrada, durante um evento, expressando irritação com líderes mundiais que falam sobre a crise do clima, mas não agem.

Com a recusa da rainha, o prêmio deste ano foi para a atriz e dançarina Leslie Caron, 90. O ex-jogador de futebol Geoff Hurst, 79, foi o escolhido na categoria "Chuteira de Ouro". A cozinheira e apresentadora de TV Delia Smith, 80, também foi homenageada por sua carreira de cinco décadas.

O personagem Sir Les Patterson, interpretado pelo comediante australiano Barry Humphries, foi o escolhido na categoria "Mágico de Oz", por suas contribuições na área da cultura. O poeta inglês Roger McGough, 83, foi premiado na categoria referente a sua profissão, e os médicos Mridul Datta e Saroj Datta, reconhecidos pelas contribuições ao NHS, o sistema público de saúde do Reino Unido.

A cerimônia de premiação, ainda que não tenha contado com a rainha, teve a participação da duquesa da Cornualha e esposa do príncipe Charles, Camilla, 74. Em Londres, ao entregar os prêmios, ela disse que “reconhece as conquistas de pessoas idosas notáveis que deram contribuições especiais para o mundo”.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.