Descrição de chapéu África

Do dalai-lama ao Hamas, políticos e grupos lamentam a morte de Desmond Tutu

Confira repercussão da morte do arcebispo que ganhou o Nobel da Paz e ajudou a África do Sul a virar o capítulo do apartheid

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

A morte do arcebispo Desmond Tutu neste domingo (26) gerou comoção entre líderes e grupos políticos, que reconheceram a importância do sul-africano. Laureado com o prêmio Nobel da Paz e uma das principais figuras da luta contra o apartheid na África do Sul, Tutu foi lembrado por políticos tradicionais, pelo dalai-lama e, também, pelo grupo islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

O sul-africano, que tinha 90 anos, foi celebrado pelo bom humor, o riso fácil e, especialmente, por ter atuado como uma espécie de bússola moral para os sul-africanos na luta contra o regime de segregação racial e na construção de uma África do Sul democrática.

O arcebispo Desmond Tutu durante ato de comemoração dos 60 anos da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos - Mike Hutchings - 10.dez.2007/Reuters

REPERCUSSÃO

"O falecimento do arcebispo Desmond Tutu é outro capítulo de luto na despedida de nossa nação de uma geração de destacados sul-africanos que nos legou uma África do Sul livre."

CYRIL RAMAPHOSA, presidente da África do Sul

"Um verdadeiro gigante sul-africano nos deixou hoje, mas seu espírito viverá na bondade diária que nós mostramos uns aos outros e em nosso esforço contínuo para construir uma África do Sul unida, bem-sucedida e sem segregação racial... Quando perdemos nosso caminho, ele foi a bússola moral que nos trouxe de volta"

JOHN STEENHUISEN, líder da oposição na África do Sul

"Sua Santidade, o Papa Francisco, ficou triste ao saber da morte do arcebispo Desmond Tutu. Ciente de seu serviço ao evangelho através da promoção da igualdade racial e da reconciliação na África do Sul, Sua Santidade entrega a alma de Tutu à misericórdia amorosa de Deus."

VATICANO, com mensagem do Papa Francisco

"Me entristece profundamente a notícia da morte do arcebispo Desmond Tutu, um homem que defendeu incansavelmente os direitos humanos na África do Sul e em todo o mundo. Lembro-me com carinho de meus encontros com ele e de seu grande acolhimento e humor. Sua perda será sentida pelo povo da África do Sul, bem como pelo Reino Unido e por toda a Commonwealth."

RAINHA ELIZABETH 2ª, do Reino Unido

"Estamos com o coração partido ao saber do falecimento de um verdadeiro servo de Deus e do povo. Sua coragem e clareza moral ajudaram a inspirar nosso compromisso de mudar a política americana em relação ao regime repressivo do apartheid. Desmond Tutu seguiu seu chamado espiritual para criar um mundo melhor, mais livre e igualitário. Seu legado transcende fronteiras e ecoará através dos tempos."

JOE BIDEN, presidente dos Estados Unidos

"Estou profundamente triste. Ele [Desmond Tutu] foi uma figura crucial na luta contra o apartheid e na luta para criar uma nova África do Sul —e será lembrado por sua liderança espiritual e por seu bom humor irreprimível."

BORIS JOHNSON, premiê do Reino Unido

"O povo palestino perdeu um forte apoiador de sua marcha em direção à liberdade e à independência. O arcebispo Desmond Tutu passou toda a sua vida lutando contra o racismo e defendendo os direitos humanos, especialmente da terra palestina."

BASIM NAEEM, do Conselho de Relações Exteriores do Hamas

"O arcebispo Desmond Tutu foi um dos maiores apoiadores da causa palestina. Ele sempre defendeu os direitos dos palestinos de obter sua liberdade e rejeitou a ocupação israelense."

WASEL ABU YOUSSEF, líder da Organização para a Libertação da Palestina (OLP)

"A amizade e o vínculo espiritual entre nós era algo que valorizávamos. O arcebispo Desmond Tutu foi inteiramente dedicado a servir seus irmãos e irmãs pelo bem comum. Ele foi um defensor comprometido dos direitos humanos."

DALAI-LAMA, líder espiritual do Tibete

"Estou profundamente triste com o falecimento do arcebispo Desmond Tutu, uma figura global e imponente pela paz e justiça, voz dos sem voz e inspiração para as pessoas em todos os lugares. Continuaremos a extrair força de sua humanidade, paixão e determinação de lutar por um mundo melhor."

ANTÓNIO GUTERRES, secretário-geral das Nações Unidas

"Suas contribuições para a luta contra a injustiça, local e globalmente, se comparam apenas à profundidade de seu pensamento sobre a construção de futuros libertadores para as sociedades. Ele foi um ser humano extraordinário. Um pensador. Um líder. Um pastor."

FUNDAÇÃO NELSON MANDELA

"Desmond Tutu foi um personagem único. Seu senso de humor e o riso contagiante ajudaram a resolver muitas situações críticas na vida política e eclesial da África do Sul. Ele foi capaz de quebrar quase todos os impasses e compartilhou conosco o riso e a graça de Deus muitas vezes."

CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS

"O arcebispo Desmond Tutu foi um mentor, um amigo e uma bússola moral para mim. Um espírito universal, o arcebispo estava enraizado na luta pela libertação e pela justiça em seu próprio país, mas também preocupado com a injustiça em todos os lugares. Ele nunca perdeu seu senso de humor travesso e a vontade de encontrar humanidade em seus adversários, e Michelle e eu sentiremos muita falta dele."

BARACK OBAMA, ex-presidente dos Estados Unidos

"Uma de suas declarações mais concisas, porém contundentes e verdadeiras, é: 'Se você for neutro em situações de injustiça, você escolheu o lado do opressor.'"

ANDRÉS MANUEL LÓPEZ OBRADOR, presidente do México

"Foi um grande homem que mostrou o poder da reconciliação e do perdão. O argumento de Tutu era que a injustiça e o abuso não devem ser esquecidos, mas, ao mesmo tempo, não devem ser vingados se uma sociedade quiser seguir em frente."

JONAS GAHR STORE, premiê da Noruega

"Desmond Tutu foi uma voz poderosa na luta contra a Aids, combatendo a negação, exigindo acesso a tratamento para todos, clamando contra a discriminação de pessoas que vivem com HIV e defendendo os direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros, mulheres e crianças. Seu trabalho na prevenção e tratamento do HIV e da tuberculose mudou paradigmas globais e salvou muitas vidas."

UNAIDS, programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids

"O mundo lastima a morte e celebra a vida de Desmond Tutu, herói da luta antiapartheid na África do Sul. Um corajoso pacifista: 'se você quer paz, não fale só com seus amigos, mas com seus inimigos também'. Que seu legado inspire."

LUÍS ROBERTO BARROSO, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.