Bolsonaro escala vice Mourão para ir à posse de Gabriel Boric no Chile

Presidente tem tradição de não comparecer a cerimônias de início de mandato de líderes de esquerda na América Latina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Depois de dizer que não participaria da posse de Gabriel Boric, o presidente Jair Bolsonaro (PL) escalou seu vice, Hamilton Mourão (PRTB), para representar o governo nas cerimônias de início de mandato do líder de esquerda no Chile. Os atos estão programados para 11 de março, em Santiago.

Em 12 de janeiro, Bolsonaro havia adiantado que não compareceria à posse do chileno, que derrotou nas eleições um candidato de ultradireita que tinha apoio do bolsonarismo, José Antonio Kast. "Não vou entrar em detalhes, porque não sou de criar problemas nas relações internacionais. O Brasil vai muito bem com o mundo todo. Você vê quem vai à posse do novo presidente do Chile [Boric]. Eu não irei, vê quem vai", disse.

O vice-presidente Hamilton Mourão ao lado de Jair Bolsonaro em cerimônia no Palácio do Planalto - Lucio Távora - 12.jan.22/Xinhua

Com a decisão, o brasileiro mantém um comportamento que adotou no passado, de se ausentar de cerimônias inaugurais de líderes de esquerda na América Latina.

Em duas ocasiões, aliás, na Bolívia e em Honduras, o governo Bolsonaro nem sequer enviou representante para as posses de Luis Arce e Xiomara Castro, respectivamente. Na linguagem diplomática, esse é considerado um gesto para marcar distanciamento político. No caso do presidente boliviano, a decisão de reduzir a representação brasileira ao embaixador em La Paz ocorreu ainda na gestão do ex-ministro Ernesto Araújo, que promovia uma guinada ideológica no Itamaraty.

Já o recado à nova administração de Xiomara se deu depois de a hondurenha ter convidado os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, ambos do PT, para as solenidades. Dos dois, apenas Dilma viajou a Tegucigalpa.

A avaliação no Itamaraty, hoje comandado por Carlos França, é que não é possível dar tratamento semelhante ao Chile, uma das principais economias da América do Sul e que mantém um fluxo de comércio bilionário com o Brasil. Em 2021, as exportações para Santiago somaram mais de US$ 7 bilhões. As importações, por sua vez, chegaram a US$ 4,4 bilhões.

Ainda em seu primeiro ano de mandato, Bolsonaro faltou à posse de Alberto Fernández na Argentina. O presidente chegou a ameaçar enviar apenas o então ministro da Cidadania, Osmar Terra, mas, pressionado, acabou escalando Mourão para viajar a Buenos Aires.

Em julho do ano passado, o vice-presidente também encabeçou a delegação que foi a Lima para as solenidades de início de mandato do líder de esquerda Pedro Castillo —que se encontrou com Bolsonaro nesta quinta-feira (3) em Porto Velho. Das posses de líderes direitistas, porém, Bolsonaro participou: em março de 2020, o mandatário foi a Montevidéu prestigiar Luis Lacalle Pou no Uruguai e, em maio do ano passado, a Quito, no Equador, na cerimônia inaugural de Guillermo Lasso.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.