Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia Rússia

Trump culpa Biden e suposta fraude na eleição por ataque de Putin à Ucrânia

Em evento na Flórida, ex-presidente também chama líder russo de esperto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ex-presidente americano Donald Trump usou o ataque de Vladimir Putin à Ucrânia, anunciado nas primeiras horas desta quinta-feira (24), para fazer críticas ao seu sucessor, Joe Biden.

Em entrevista à âncora Laura Ingraham, da Fox News —rede de cobertura sempre muito simpática ao político—, Trump criticou a operação militar de Moscou no país vizinho, mas disse que ela só foi possível "por causa de uma eleição fraudada". No caso, o pleito perdido para Biden, em novembro de 2020. As irregularidades apontadas por ele, porém, nunca foram comprovadas pela Justiça americana.

"[O ataque] não deveria ter acontecido, não teria acontecido na minha gestão. É triste para o mundo", disse Trump. "Ele [Putin] percebeu a fraqueza, a incompetência, a estupidez dessa administração. Como americano estou triste e insatisfeito. Tudo isso aconteceu por causa de uma eleição fraudada."

O ex-presidente Donald Trump em evento conservador na Flórida, no ano passado - Joe Skipper - 28.fev.21/Reuters

Trump ainda criticou outros pontos da administração Biden, como o aumento da inflação, a política de controle de imigração e, esse ponto relacionado à crise na Ucrânia, os preços e o abastecimento de energia no país. "Temos que voltar ao mundo real."

O ex-presidente disse que conhece Putin muito bem, dos tempos em que ocupou o cargo, e que se dava "fantasticamente bem" com ele, apesar de problemas pontuais e rixas políticas envolvendo também o líder chinês Xi Jinping e a ex-primeira-ministra alemã Angela Merkel. "Acredito que ele [Putin] não queria fazer, queria negociar, mas as coisas foram ficando piores, e ele viu a fraqueza [de Biden]", disse.

Segundo Trump, a desastrada retirada das tropas ocidentais do Afeganistão, em agosto passado, teria de alguma forma servido de inspiração para a ação russa agora, ao expor essa tese de tibieza do democrata.

Após uma ironia da âncora sobre Biden estar monitorando a situação para se reunir com líderes do G7 só nesta quinta, Trump completou. "Ele não está monitorando, deve estar dormindo."

Mais cedo, durante jantar de arrecadação de fundos em evento com candidatos republicanos ao Congresso, em Mar-a-Lago, resort de Trump em Palm Beach, próximo a Miami, o ex-presidente americano também havia elogiado o líder russo e afirmado que uma invasão não ocorreria sob sua gestão.

"Ele está tomando um país por sanções que valem 2 dólares, eu diria que isso é bem esperto. Isso nunca aconteceria, nunca em um milhão de anos [em sua gestão], e eu o conheço muito bem", afirmou no evento.

O evento, fechado à imprensa, foi um fórum para promover o próprio Trump e candidatos republicanos ao parlamento americano, que são leais a ele, nas eleições de meio de mandato, que ocorrem em novembro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.