Descrição de chapéu Coreia do Norte

Vídeo de propaganda da Coreia do Norte dá ares de 'Top Gun' a teste de míssil nuclear; veja

De jaqueta de couro e óculos de aviador, Kim Jong-un acompanha lançamento de projétil e vira meme

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ju-min Park
Seul | Reuters

Ostentando uma jaqueta de couro brilhante e óculos de aviador, o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, protagonizou um vídeo de estilo hollywoodiano produzido para exibir o último teste de míssil com capacidade nuclear de Pyongyang. Sob Kim, a Coreia do Norte procurou reformar a mídia estatal para adotar efeitos digitais, buscando formas mais modernas de contar suas histórias.

Nesta quinta (24), o país testou um míssil balístico intercontinental em um ensaio que Kim disse ter sido projetado para demonstrar o poder de sua força nuclear e impedir qualquer movimento militar dos EUA.

O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, ao centro, ao lado de militares e à frente do míssil balístico Hwasongpho-17
O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, ao centro, ao lado de militares e à frente do míssil balístico Hwasongpho-17 - 24.mar.22/AFP Photo/KCNA via KNS

A TV estatal transmitiu um vídeo do lançamento com efeitos e edições chamativos, e comentaristas internacionais o compararam com o filme "Top Gun" ou o hit sul-coreano do K-pop "Gangnam Style".

Kim, cercado de militares, é retratado em câmera lenta andando e apontando, enquanto as portas do hangar se abrem lentamente para revelar o míssil. A trilha sonora acelera quando as imagens alternam rapidamente entre o ditador e os oficiais olhando para seus relógios antes de Kim tirar os óculos escuros e acenar para que o míssil inicie o movimento para sua posição de lançamento.

A contagem regressiva começa no número nove. Então um dos assessores de Kim grita "fogo!" em câmera lenta, antes que uma rápida sucessão de tiros mostre outro soldado agitando uma bandeira. Outros se reúnem no trailer de comando, gritando, enquanto alguém aperta o botão de lançamento.

Chamas se espalham, e o míssil parte para o céu. Depois de o projétil desaparecer, o ditador norte-coreano comemora com seus dois principais assessores gritando "viva" e levantando as mãos. Na cena seguinte, Kim caminha sorridente na pista, ombro a ombro com soldados com uniformes de combate.

As imagens do lançamento do míssil provocaram memes e remixes online chamando Kim de "Top Kim Jong-un" ou referindo-se ao vídeo como "estilo Pyongyang". Antes, Kim ganhou fama quando montou um cavalo branco pelas encostas nevadas da montanha mais sagrada da Coreia do Norte.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.