Papa Francisco adia visita ao Líbano por motivos de saúde

Pontífice, que viajaria ao país em junho, apareceu em cadeira de rodas recentemente devido a dores no joelho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Beirute | Reuters e AFP

O papa Francisco adiou uma visita ao Líbano, inicialmente marcada para junho, por motivos de saúde, anunciou o ministro do Turismo libanês, Walid Nassar, nesta segunda-feira (9).

"O Líbano recebeu uma carta do Vaticano informando oficialmente da decisão de adiar a visita planejada do papa ao Líbano", disse Nassar em um comunicado, citando "razões de saúde" para a mudança.

O papa Francisco chega em cadeira de rodas para evento no Vaticano
O papa Francisco chega em cadeira de rodas para evento no Vaticano - Guglielmo Mangiapane - 5.mai.22/Reuters

O pontífice de 85 anos, que sofre com uma osteoartrite que afetou um ligamento do joelho direito e também com um problema no nervo ciático, precisou cancelar compromissos várias vezes no mês passado devido às dores no local. Na última semana, ele apareceu em cadeira de rodas pela primeira vez.

A viagem, que aconteceria nos dias 12 e 13 de junho, havia sido anunciada pelo governo libanês e, apesar de nunca ter sido oficializada pelo Vaticano, foi alvo de comentários do papa em entrevistas recentes. A ideia para fazer com que Francisco fosse do Líbano a Jerusalém em 14 de junho para se encontrar com Cirilo, o patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, já havia sido cancelada devido à Guerra da Ucrânia.

A viagem ao Líbano provavelmente acontecerá após o verão no hemisfério Norte, disse uma fonte à agência de notícias Reuters.

Antes, em julho, Francisco deve fazer duas viagens, uma ao Sudão do Sul e à República Democrática do Congo e outra ao Canadá. Desde a última quinta, quando usou a cadeira de rodas em público pela primeira vez, o papa tem se locomovido assim em audiências privadas e públicas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.