Descrição de chapéu família real britânica

Rainha Elizabeth aparece de surpresa em inauguração de linha de metrô em Londres

Monarca voltou a marcar presença em eventos públicos, após se resguardar devido a problemas de saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | AFP e Reuters

A rainha Elizabeth apareceu de surpresa, nesta terça (17), em uma cerimônia para marcar a inauguração de uma linha do metrô de Londres batizada em sua homenagem. Desde o segundo semestre de 2021, a monarca de 96 anos havia se ausentado de uma série de compromissos devido a problemas de saúde.

Elizabeth vestia um chapéu e um casaco amarelo –ela também carregava uma bengala, objeto que utilizou no compromisso público anterior, um espetáculo equestre, no último domingo (15). A rainha estava acompanhada de seu filho mais novo, Edward, e do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

A rainha Elizabeth 2ª ao lado da placa da linha que leva o nome dela no metrô de Londres
A rainha Elizabeth 2ª ao lado da placa da linha que leva o nome dela no metrô de Londres - Andrew Matthews/Pool/AFP

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a monarca, que caminhou lentamente ao redor do saguão da estação Paddington, ficou poucos minutos no evento, durante o qual recebeu um cartão da rede pública de transportes de Londres e mostrou como usá-lo em uma máquina.

O projeto ferroviário de US$ 24 bilhões (R$ 118 bilhões, na cotação atual) deveria ter sido inaugurado em dezembro de 2018, mas desde então sua conclusão foi adiada diversas vezes em razão de problemas de segurança e sinalização. A pandemia de Covid-19 também contribuiu para a demora na entrega da obra.

Originalmente chamada de "Crossrail", a linha Elizabeth conectará áreas ao oeste de Londres, incluindo o aeroporto de Heathrow e a cidade de Reading, ao subúrbio de Shenfield, no leste da capital inglesa.

A previsão é de que a linha seja aberta ao público em uma semana.

O evento desta terça é o primeiro compromisso oficial da rainha fora do castelo de Windsor desde o final de março, quando ela compareceu à missa em homenagem ao príncipe Phillip, morto em abril de 2021.

Elizabeth foi vista em público em poucas ocasiões após passar uma noite no hospital, em outubro do ano passado, devido a uma doença não especificada. Assim, desde a internação, a primeira desde 2013, problemas de mobilidade levaram a monarca a cancelar a presença em grandes eventos.

Há uma semana, ela faltou ao tradicional "discurso do trono" no Parlamento, do qual só não havia participado em duas ocasiões durante os 70 anos de reinado, a última das quais em 1963, quando estava grávida. Dessa maneira, pela primeira vez a rainha foi substituída no ato institucional pelo príncipe Charles, o herdeiro de 73 anos, um passo importante na transição progressiva das funções monárquicas.

A substituição da rainha por seus filhos, inclusive, tem se tornado frequente nos últimos meses. No caso desta terça, a expectativa era a de que apenas Edward comparecesse representando a família real.

Na noite de domingo, ela foi ao evento que marcou a primeira celebração de seu Jubileu de Platina, que marca os 70 anos de seu reinado. Na ocasião, a rainha acompanhou o espetáculo equestre "A Gallop Through History" (um galope pela história), que teve a participação de 500 cavalos e 1.300 artistas no castelo de Windsor. Dois dias antes, ela apareceu sorrindo em um outro evento hípico em Windsor.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.