Descrição de chapéu jornalismo

Folha fecha parceria de conteúdo com portal que analisa relações internacionais

Coordenado pelo embaixador Rubens Barbosa, Interesse Nacional é ligado ao Irice

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha fechou uma parceria com o site Interesse Nacional para a republicação de conteúdo. O portal criado pelo Irice (Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior) se propõe a discutir as relações do Brasil com o resto do mundo e dar visibilidade a temas internacionais que impactam os interesses do país, em especial nas áreas de política, comércio e ambiente.

Coordenado pelo embaixador Rubens Barbosa, ex-representante do Brasil nos Estados Unidos, e editado pelo jornalista Daniel Buarque, o Interesse Nacional busca unir o aprofundamento acadêmico com uma linguagem mais próxima do jornalismo.

O portal criou, por exemplo, um índice que mede a percepção externa do Brasil, baseado em reportagens sobre o país veiculadas em jornais estrangeiros.

A Redação da Folha, no centro de São Paulo - Adriano Vizoni - 1].jul.21/Folhapress

"Vamos oferecer conteúdo em formato de artigos e análises, além de entrevistas com acadêmicos, diplomatas e especialistas em política internacional ou comércio exterior. Tudo isso com curadoria e edição jornalística, a partir de critérios de relevância, clareza e apelo midiático", diz Barbosa.

A equipe do Interesse Nacional vê na parceria com a Folha uma oportunidade para contribuir com o debate público e difundir conhecimento. "Somos pautados pelo princípio de que uma democracia saudável se faz com informação de qualidade, baseada em fatos e evidências", completa o embaixador.

O portal (interessenacional.com.br) produz conteúdo diariamente sobre acontecimentos internacionais da atualidade. Para os próximos dias, por exemplo, um dos temas a serem abordados é o segundo turno da eleição presidencial na Colômbia, a ser realizado no próximo domingo (19) entre o esquerdista Gustavo Petro e o populista Rodolfo Hernández.

O site nasceu a partir da experiência editorial de 14 anos da revista homônima, que edita artigos sobre a história recente do Brasil refletindo sobre as mais variadas crises políticas, escândalos de corrupção, o baixo crescimento do país, a competitividade da indústria e ambiente, entre outros temas.

O embaixador Rubens Barbosa, coordenador do portal Interesse Nacional
O embaixador Rubens Barbosa, coordenador do portal Interesse Nacional - Marlene Bergamo - 31.mar.22/Folhapress

No portal podem ser encontrados conteúdos como o acervo da revista, além de uma newsletter com o resumo dos destaques da semana e dicas culturais, com resenhas de livros, filmes e outras formas de entretenimento que envolvem temas relacionados à política internacional e comércio exterior.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.