Descrição de chapéu Governo Biden Coronavírus

Biden recebe diagnóstico de Covid e apresenta sintomas 'muito leves', diz Casa Branca

Contágio gera preocupações devido à idade do presidente, de 79 anos; ele tomou duas doses de reforço da vacina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, 79, recebeu o diagnóstico de Covid-19, informou a Casa Branca em um comunicado nesta quinta (21). De acordo com a nota, ele apresenta sintomas "muito leves" da doença e manterá o trabalho de modo remoto.

No começo da tarde, o líder americano divulgou um vídeo nas redes sociais no qual disse estar bem e agradeceu as mensagens de preocupação.

O democrata começou a sentir sintomas na noite de quarta (20). Ele teve cansaço, coriza e tosse ocasional, de acordo com Kevin Connor, médico do presidente. O diagnóstico de Covid veio após um teste de antígeno e foi confirmado com um segundo exame, do tipo PCR, ambos feitos na manhã desta quinta.

Biden está sendo tratado com Paxlovid, antiviral usado para reduzir o risco de consequências graves da doença. O contágio traz preocupações extras devido à idade do presidente —​a Covid costuma gerar mais complicações em pessoas mais velhas. O democrata está vacinado e tomou duas doses de reforço.

Joe Biden, presidente dos EUA, fala com repórteres em evento em Massachusetts
Joe Biden, presidente dos EUA, fala com repórteres em evento em Massachusetts - Jonathan Ernst - 20.jul.22/Reuters

O governo americano prometeu divulgar atualizações frequentes sobre o estado de saúde de Biden, que ficará em isolamento, na Casa Branca, por ao menos​ cinco dias. Depois disso, fará novos testes e voltará ao convívio social só depois de um exame mostrar que ele não está mais infectado.

Enquanto isso, ele fará reuniões de modo virtual. Biden viajaria nesta quinta para a Pensilvânia, para anunciar iniciativas para conter a criminalidade no país e participar de um encontro do Partido Democrata. Em seguida, partiria para Delaware, onde começaria sua folga de fim de semana. Os planos foram cancelados.

No começo da tarde, Ashish Jha, coordenador de resposta à Covid da Casa Branca, disse que os níveis de oxigênio e a respiração de Biden estavam normais, e que a expectativa é que o presidente se recupere bem, por estar vacinado e sendo tratado com Paxlovid. Segundo Jha, em cerca de uma semana deve se identificar qual variante infectou o presidente.

O governo está fazendo um mapeamento de contatos recentes que Biden teve, para que essas pessoas sejam testadas. A porta-voz Karine Jean-Pierre não quis comentar sobre em que situação ele pode ter se contaminado. "Não é fácil descobrir exatamente onde alguém pegou Covid. Eu tive e não tenho ideia de quem peguei", disse.

A primeira-dama, Jill, também fez um exame e obteve resultado negativo. Ela está em Detroit e manteve suas agendas, mas deverá usar máscara e evitar proximidade com as pessoas. "Falei com ele [Biden] há alguns minutos, e ele está bem", afirmou.

O presidente havia viajado na quarta para Somerset, em Massachusetts, onde fez um discurso ao ar livre sobre a crise climática. Depois de falar, cumprimentou várias pessoas em meio a uma pequena aglomeração. Biden havia feito teste de Covid pela última vez na terça (19), com resultado negativo.

O democrata teve uma agenda cheia de viagens em julho. Na semana passada, esteve na Arábia Saudita e em Israel, onde se encontrou com autoridades dos dois países e de outros governos do Oriente Médio.

Em outubro de 2020, o então presidente Donald Trump também foi infectado pelo coronavírus. Naquele momento, ainda não havia vacinas para a doença, e o republicano precisou ser levado a um hospital depois que os sintomas se agravaram. Ele se recuperou após três dias internado.

Os EUA, país mais atingido pela Covid no mundo, perderam mais de 1 milhão de pessoas devido à doença. Hoje, a média é de 127 mil novos casos e 414 mortes por dia. Os números são bem menores do que nos piores momentos da crise: os picos foram de mais de 3.000 óbitos diários em razão do vírus.

Apesar de a infecção seguir fazendo vítimas, os americanos deixaram de lado quase todas as medidas de proteção nos últimos meses. O uso de máscaras não é mais obrigatório em quase nenhuma situação, e poucas pessoas ainda utilizam o item no dia a dia. Nos EUA, 67% dos habitantes estão com o primeiro ciclo vacinal completo, e 79% tomaram ao menos uma dose de imunização contra a Covid.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.