Descrição de chapéu América Latina

Filho de Che Guevara morre aos 60 anos em decorrência de infarto

Camilo Guevara March era advogado e atuava na preservação da memória do guerrilheiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Caracas | AFP

Um dos filhos do guerrilheiro Ernesto Che Guevara morreu nesta segunda-feira (29), em Caracas. O advogado Camilo Guevara March tinha 60 anos e foi vítima de um infarto. O líder da ditadura cubana, Miguel Díaz-Canel, confirmou a morte nas redes sociais.

Camilo Guevara March, filho do guerrilheiro Che Guevara, em retrato tirado em Buenos Aires - Daniel Garcia - 7.out.10/AFP

Segundo a agência Prensa Latina, Camilo visitava a capital venezuelana e morreu "por consequência de um tromboembolismo pulmonar que levou a um ataque cardíaco".

Ele era um dos quatro filhos que Che teve com a cubana Aleida March —os demais são Aleida, Celia e Ernesto. A exemplo de outros de seus irmãos, atuou como "embaixador itinerante" da memória do pai, líder do grupo que instaurou o regime comunista em Cuba em 1959.

Che tinha ainda outra filha de um casamento anterior, Hilda Guevara, morta em 1995.

Camilo visitou o Brasil em 1997, por ocasião do "ano Guevara", como foi chamado o 30º aniversário da morte do guerrilheiro. Na época, o advogado fugiu do assédio dos jornalistas, argumentando que o mero sobrenome famoso não o tornava alvo de interesse.

Ele também era crítico da mercantilização da figura de seu pai, cujo rosto foi eternizado em bandeiras, camisetas, canecas e incontáveis itens de merchandising.

Em 2010, durante uma projeção de um documentário sobre Che em um festival de cinema internacional no Canadá, ele afirmou que a comercialização "desmedida e desproporcional" da imagem do revolucionário contribuía para o desaparecimento de sua história e ideologia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.