Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia Rússia

Carta-bomba explode em embaixada da Ucrânia na Espanha, e Kiev reforça segurança

Correspondência era destinada ao embaixador, mas foi aberta por agente de segurança, que teve ferimentos leves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um agente de segurança da embaixada da Ucrânia na Espanha ficou ferido nesta quarta (30) após abrir uma carta-bomba endereçada ao chefe do posto diplomático. O atentado causou ferimentos leves, mas levou Kiev a anunciar o reforço da segurança em todos os escritórios de suas representações no exterior.

A carta chegou pelo correio e provocou "uma ferida muito pequena no dedo anelar da mão direita", disse Mercedes Gonzáles, autoridade do governo espanhol, à emissora Telemadrid. A correspondência tinha como destinatário o diplomata Serhii Pohoreltsev e foi aberta no jardim da embaixada.

Policiais e bombeiros reforçam segurança em área residencial ao redor da embaixada da Ucrânia em Madri, na Espanha
Policiais e bombeiros reforçam segurança em área residencial ao redor da embaixada da Ucrânia em Madri, na Espanha - Oscar del Pozo/AFP

O agente ferido buscou atendimento médico por conta própria e não corre maiores riscos. De acordo com o jornal El País, o homem é ucraniano e trabalha para uma agência de segurança privada.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitro Kuleba, determinou que todas as embaixadas do país reforcem o esquema de segurança com urgência. O porta-voz da chancelaria, em nota, pediu que a Espanha investigue o atentado e alegou que os autores do ataque "não conseguirão intimidar os diplomatas ucranianos ou interromper o trabalho para fortalecer a Ucrânia e combater a agressão russa".

Ainda não há informações sobre a motivação e a autoria do ataque. A empresa estatal espanhola responsável pelo correio não divulgou informações sobre o remetente da correspondência.

A área residencial ao redor da embaixada, no noroeste de Madri, foi isolada e passou por uma vistoria de uma unidade antibombas. Dezenas de policiais bloquearam estradas para reforçar a segurança.

Detetives estão investigando o incidente, auxiliados por peritos forenses e oficiais de inteligência, disse a polícia espanhola. A Suprema Corte da Espanha conduzirá o inquérito, e a Polícia Científica está analisando o que sobrou da carta-bomba. De acordo com El País, a investigação também busca respostas sobre a falha dos scanners tradicionalmente utilizados na embaixada.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.