Eslovênia elege mulher presidente pela primeira vez

Cargo é, em grande parte, cerimonial, mas nomeia autoridades; advogada Natasa Pirc Musar bateu nome tradicional da direita

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Liubliana (Eslovênia) | Reuters

A advogada Natasa Pirc Musar venceu neste domingo (13) o segundo turno da eleição presidencial da Eslovênia e será a primeira mulher a ser chefe de Estado no país, apontam os resultados preliminares da apuração.

Dados da comissão eleitoral do país, com 86,7% das urnas contabilizadas, apontam que Pirc Musar, 54, recebeu 53,8% dos votos, contra 46,2% de seu adversário, o direitista Andze Logar, ex-ministro das Relações Exteriores. O comparecimento foi de 49,9% do eleitorado.

Candidata independente, mas apoiada pelas forças de centro-esquerda que hoje lideram o país, a vencedora havia ficado atrás do ex-chanceler no primeiro turno, disputado em 23 de outubro.

A presidente eleita da Eslovênia, Natasa Pirc Musar, em entrevista coletiva após a confirmação do resultado, em Liubliana - Borut Zivulovic - 13.nov.22/Reuters

"Farei meu melhor para ser uma presidente de verdade para todos, para trabalhar pela democracia e por direitos humanos fundamentais e constitucionais", disse a política a jornalistas em entrevista após a divulgação dos resultados.

Ela pediu unidade e disse que sua primeira ação será "convidar todos os líderes dos partidos políticos ao palácio presidencial".

O cargo no país é, em grande parte, cerimonial, com a chefia de governo cabendo ao primeiro-ministro —hoje Robert Golob. Ainda assim, o presidente é o comandante das Forças Armadas e o responsável por nomear diversas altas autoridades, incluindo o chefe do Banco Central —na maioria das vezes, mediante confirmação posterior do Parlamento.

"O presidente não pode ser neutro, tem que ter uma opinião e ser uma autoridade moral", disse ela à agência de notícias AFP entre o primeiro e o segundo turno. "Nunca tive medo de fazer minha voz ser ouvida."

A nova presidente do membro da União Europeia e da Otan, a aliança militar ocidental que está no centro da Guerra da Ucrânia, vai substituir Borut Pahor, 58, político em atividade há 30 anos. Ex-modelo que governou por dois mandatos de cinco anos, Pahor é conhecido como "presidente do Instagram" pelo uso frequente que fazia da rede social.

"Espero que a próxima presidente se importe conosco, os cidadãos, e represente bem a Eslovênia", disse o esloveno Uros Pinter à agência Reuters após votar na capital, Liubliana. "Estava na hora de termos uma presidente mulher."

Pirc Musar, ex-apresentadora de TV que se tornou uma influente advogada —ela chegou a atuar para a ex-primeira-dama americana Melania Trump, nascida no país—, focou sua campanha na defesa de direitos humanos, do Estado de Direito e de bem-estar social.

"A Eslovênia elegeu uma presidente que acredita na União Europeia, nos valores democráticos sobre os quais o bloco foi fundado", disse após a vitória, segundo a BBC, em discurso que destacou também as mudanças climáticas.

Seu adversário Logar, 46, é membro do Partido Democrático Esloveno, de ultradireita, ao qual também é filiado o ex-primeiro-ministro Janez Jansa, que perdeu a eleição parlamentar de abril para o partido ambientalista Movimento pela Liberdade, de Golob.

O slogan de campanha de Logar era: "Vamos trabalhar juntos pelo futuro". Ele se concentrou em discursos em defesa de valores do conceito de "família tradicional" e religião, no país de 2 milhões de habitantes e maioria católica.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.