Descrição de chapéu América Latina

Lula, Evo e Cristina lamentam morte da argentina Hebe de Bonafini; veja repercussão

Cofundadora das Mães da Praça de Maio era ícone da esquerda latino-americana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ícone da esquerda argentina e latino-americana e amiga de ex-líderes socialistas como o cubano Fidel Castro e o venezuelano Hugo Chávez, Hebe de Bonafini foi homenageada por políticos e personalidades dentro e fora da Argentina após sua morte ser anunciada, neste domingo (20).

A cofundadora das Mães da Praça de Maio, que teve dois filhos desaparecidos durante a ditadura argentina, percorreu uma trajetória marcada pela luta em busca das vítimas e também pelo ativismo de esquerda, que a levou a apoiar o kirchnerismo e gerou rachas internos com companheiras do grupo.

Evo Morales ao lado de Hebe de Bonafini
Foto postada pelo ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, em que aparece ao lado de Hebe de Bonafini; ele foi um dos políticos que homenagearam a líder das Mães da Praça de Maio no dia de sua morte - @evoespueblo no Twitter

Defendia o peronismo baseada em sua história pessoal, uma vez que dizia que, em sua infância, "não havia férias, horários de trabalho regulamentados, sindicatos ou férias" —incluídos nas leis trabalhistas promulgadas por Perón.

As Mães da Praça de Maio, ignoradas pelos grandes jornais argentinos durante a ditadura, passaram a buscar a imprensa de outros países para realizar suas denúncias. Foi assim que a fama internacional de Bonafini se espalhou, chamando a atenção aos crimes de lesa-humanidade que vinham ocorrendo na Argentina.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE ELEITO DO BRASIL

"Recebi com tristeza a notícia da morte de Hebe de Bonafini, liderança das Mães da Plaza de Maio, na Argentina. Sua luta e perseverança seguem sendo exemplo para os que acreditam em um mundo mais democrático."

CRISTINA KIRCHNER, VICE-PRESIDENTE DA ARGENTINA

"Queridíssima Hebe, Mãe da Praça de Maio, símbolo mundial da luta pelos Direitos Humanos, orgulho da Argentina. Deus te chamou no dia da Soberania Nacional... não deve ser coincidência. Só agradecer e até sempre."

ALBERTO FERNÁNDEZ, PRESIDENTE DA ARGENTINA

"Com a partida de Hebe de Bonafini perdemos uma lutadora incansável. Exigindo verdade e justiça junto com as Mães e Avós, ela enfrentou os genocidas quando o senso comum coletivo foi em outra direção. Com muito carinho e sincero pesar, me despeço."

EVO MORALES, EX-PRESIDENTE DA BOLÍVIA

" Muito triste e consternado com a partida da Irmã Hebe de Bonafini, histórica, respeitadíssima e querida presidente das Mães da Praça de Maio. Sua luta incansável e incorruptível contra as ditaduras pela memória, verdade e justiça é um exemplo para as novas gerações. A irmã Hebe viverá para sempre na memória dos trabalhadores, povos indígenas, dirigentes comprometidos e movimentos sociais da #PátriaGrande, que marcham unidos com as bandeiras da defesa dos direitos humanos da Praça de Maio até os confins do mundo."

NICOLÁS MADURO, DITADOR DA VENEZUELA

"A Pátria Grande honra uma valiosa mulher, lutadora e profundamente revolucionária" e afirmou que Bonafini estará "para sempre nos corações do povo venezuelanos e latino-americano. Grande Hebe de Bonafini! Lembraremos de você eternamente."

GUILHERME BOULOS, DEPUTADO FEDERAL (PSOL-SP)

"Partiu hoje Hebe de Bonafini, fundadora da associação Mães da Praça de Maio, na Argentina. A ditadura tirou seus filhos Jorge Omar e Raúl. Foi uma lutadora incansável. Vá em paz, Hebe!"

TALÍRIA PETRONE, deputada federal (PSOL-RJ)

"Recebemos com pesar a notícia da morte de Hebe de Bonafini, líder das Mães da Plaza de Mayo. Hebe é um ícone da luta pelos direitos humanos, enfrentou a sangrenta ditadura argentina e fez história ao clamar por memória, justiça e verdade. Descanse em paz."

MANUELA DÁVILA, EX-DEPUTADA

"Morreu a mãe que, irmanada com outras, mudou a história da Argentina e da América Latina. Hebe de Bonafini liderou as Madres da Plaza de Mayo, denunciando o sequestro de seus filhos Jorge e Raul."

AVÓS DA PRAÇA DE MAIO

"Lamentamos a partida de Hebe de Bonafini, Mãe da Plaza de Mayo, irmã nesta luta pelo desaparecimento de nossos filhos. Abraçamos seus colegas e familiares. Até sempre!"

XIOMARA CASTRO DE ZELAYA, PRESIDENTE DE HONDURAS

"Lamentando a morte de Hebe de Bonafini, Mãe da Praça de Maio, incansável e exemplar lutadora pelos Direitos Humanos. Nossa solidariedade ao irmão povo argentino."]

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.