Presidente de Taiwan deixa liderança de partido após fracasso em eleições locais

Legenda governista perdeu para oposição na maioria das disputas, em pressão para Tsai Ing-wen

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Taipé | Reuters

O fraco desempenho da ala governista nas eleições locais de Taiwan neste sábado (26) levou a presidente do país, Tsai Ing-wen, a renunciar à liderança do Partido Democrático Progressista.

Ainda que as eleições estejam voltadas essencialmente para assuntos domésticos, como a pandemia de coronavírus, a líder descrevia o pleito como uma forma de a população demonstrar —ou não— apoio ao governo, que tem como principal desafio externo a China.

Tsai Ing-wen, presidente de Taiwan, vota em Taipé - 26.nov.22/Agência Central de Notícias via Reuters

A presidente afirmou que renuncia à liderança porque reconhece a responsabilidade pelo fraco desempenho da legenda nas eleições. O principal partido de oposição, Kuomintang (KMT), mais favorável a relações com Pequim, deve sair vitorioso em 13 das 21 disputas para prefeito e chefes de condados taiwaneses.

"Aceitamos com humildade a decisão do povo taiwanês", disse Tsai a jornalistas na sede do partido, após deixar a liderança, uma prática comum na ilha quando a sigla governista vê seu apoio desidratar —a líder fez o mesmo após os maus resultados de 2018. "Não temos tempo para lamentar; caímos, sim, vamos nos levantar."

Tsai disse ainda que rejeitou uma oferta de renúncia do premiê Su Tseng-chang, também membro do Partido Democrático Progressista. O gabinete de Su disse que ele concordou em ficar devido à necessidade de assegurar estabilidade em meio aos cenários doméstico e internacional.

A vitória mais simbólica seu deu na capital, Taipé, onde Wayne Chiang, do KMT, venceu Chen Shih-chung, governista. "Sei que os resultados decepcionam muitos, mas não podemos perder a esperança; já perdemos outras eleições, mas nunca fomos de fato derrotados", disse ele.

A eleição ocorre cerca de um mês após o 20º do Congresso do Partido Comunista da China, que consagrou o terceiro mandato de Xi Jinping na liderança da potência asiática. Tsai com frequência destacou o fator ao longo da campanha —Pequim considera Taiwan, na prática independente, uma província rebelde que deveria ser reanexada.

O KMT acusou a presidente e seu partido de confrontarem excessivamente a China e concentrou sua campanha eleitoral em críticas à política de combate à Covid na ilha.

Pequim se manifestou sobre as eleições. O Escritório de Assuntos de Taiwan, em comunicado publicado pela agência Xinhua, disse que os resultados revelam que a opinião pública na ilha é a favor da paz e da estabilidade. O texto também reitera que a China segue se opondo à independência de Taiwan e ao que chama de interferência estrangeira.

O pleito local é visto como uma importante mensagem sobre as eleições presidenciais e parlamentares de 2024. Em 2020, Tsai foi reeleita com a promessa de combater os avanços chineses e defender as liberdades de Taiwan. Ela não poderá, porém, disputar o próximo pleito, devido a limites de mandato.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.