Descrição de chapéu The New York Times

Casal usa tecnologia via satélite para ser resgatado após acidente na Califórnia

Sem ferimentos graves, os dois conseguiram chamar o resgate por ferramenta do celular

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Michael Levenson
The New York Times

Cloe Fields, 23, e seu namorado, Christian Zelada, 24, capotaram por 90 metros no Cânion do Macaco, na Califórnia, nos Estados Unidos, na terça-feira passada (13). Sem ferimentos graves e presos em um local sem sinal de telefone, os dois foram resgatados graças à tecnologia via satélite do smartphone que possuíam.

O casal viajava por uma estrada de mão dupla na beira de um cânion íngreme quando uma mulher encostou atrás deles e começou a buzinar. Zelada afastou o carro para para deixar o outro passar e, de repente, o automóvel onde estavam foi atingido por cascalhos, derrapou 180º graus e caiu dentro do cânion com as rodas para cima.

Cloe Fields and Christian Zelada após o acidente, ambos possuem poucas marcas no rosto.
Cloe Fields e Christian Zelada após o acidente - Reprodução/Redes sociais

"Só tivemos hematomas no rosto, cortes e um pouco de dor no pescoço e, agora, uma leve concussão", disse Fields, que é editora de vídeo, em entrevista na sexta-feira (16).

O sargento do Departamento de Polícia do Condado de Los Angeles, John Gilbert, disse que foi um "milagre" o casal ter sobrevivido ao mergulho no cânion, segundo relatou o Los Angeles Times.

Outros motoristas que caíram no local não tiveram a mesma sorte. "Normalmente temos fatalidades. É [uma região] muito íngreme e alta", disse Gilbert, que também é coordenador da equipe de busca e resgate de Montrose e atendeu ao acidente.

Depois de desafivelar os cintos de segurança e rastejar para fora do carro, Fields e Zelada precisavam de ajuda em um desfiladeiro remoto sem sinal de celular.

Zelada encontrou o celular de Fields a cerca de dez metros do carro, com a tela quebrada. Embora estivesse sem sinal, o telefone detectou que houve um acidente. O smartphone do modelo iPhone 14 alertou para entrar em contato com os serviços de emergência por meio de um novo recurso via satélite.

Em locais sem cobertura de celular ou Wi-Fi, o serviço permite que os usuários enviem mensagens de emergência por satélites a centenas de quilômetros da Terra, segundo a Apple. O telefone retransmite as respostas que os proprietários dão a algumas perguntas curtas para um centro de atendimento, junto com a localização do telefone.

Fields disse que seu telefone a instruiu a apontá-lo para um satélite e segurá-lo ali, o que lhe permitiu pedir ajuda. "Francamente, foi estranho", diz acrescentando que não conhecia o recurso.

A polícia recebeu uma ligação por volta das 13h55 do call center de emergência da Apple e despachou a equipe de busca e resgate de Montrose, o corpo de bombeiros do Condado de Los Angeles e outras agências para o local.

Gilbert diz que o call center deu às autoridades a latitude e a longitude precisas para a localização de Fields e Zelada. Ele não tinha conhecimento de mais ninguém que tivesse ligado para relatar o acidente. "Havia um grande potencial de que eles pudessem ter ficado ali no desfiladeiro depois da meia-noite", diz.

Carro após cair de 90 metros de cânion na Califórnia, nos EUA
Carro após cair por 90 metros de cânion na Califórnia, nos EUA - Reprodução/Redes sociais

O casal foi resgatado por helicóptero e levado para um hospital. Um porta-voz da patrulha rodoviária da Califórnia disse que o acidente estava sendo investigado e que não havia informações adicionais disponíveis.

Zelada, que é consultor de vendas, diz não ter certeza de como o casal sobreviveu. Ele se lembra de segurar o volante quando o carro mergulhou no cânion. A jovem diz se lembrar do namorando dizendo: "Estamos bem. Estamos bem. Estamos bem", após a queda.

Mais tarde, o rapaz confessou alívio à namorada. "Fomos o 1 em 100 milhões que conseguem sair dessa com vida e inteiros".

Tradução de Luiz Roberto M. Gonçalves

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.