Descrição de chapéu Natal

Papa Francisco faz apelo às vítimas da guerra e da pobreza na véspera de Natal

Em missa celebrada no Vaticano, pontífice defende os 'fracos e vulneráveis'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vaticano | Reuters

Em missa celebrada no Vaticano neste sábado (24), véspera de Natal, o papa Francisco fez um apelo às vítimas "da guerra, da pobreza e da injustiça".

A missa foi assistida por 7.000 pessoas na Basílica de São Pedro, que atingiu lotação máxima pela primeira vez após anos de restrições relacionadas à Covid, além de 4.000 pessoas que acompanharam a cerimônia do lado de fora, na Praça de São Pedro.

O papa Francisco durante missa na Basílica de São Pedro - Andreas Solaro - 24.dez.22/AFP

"Homens e mulheres em nosso mundo, em sua fome de riqueza e poder, consomem até mesmo seus vizinhos, seus irmãos e suas irmãs", afirmou o pontífice. "Quantas guerras vimos! E em quantos lugares, mesmo hoje, a dignidade humana e a liberdade são tratadas com desdém!"

Apesar da menção a guerras, ele não citou diretamente o conflito na Ucrânia. Desde a invasão ordenada em fevereiro pelo presidente russo, Vladimir Putin, o papa tem sido um crítico vocal da guerra e tem feito apelos pela paz.

"Como sempre, as principais vítimas dessa ganância humana são os fracos e os vulneráveis", acrescentou. "Penso sobretudo nas crianças devoradas pela guerra, pela pobreza e pela injustiça."

Este é o décimo Natal celebrado por Francisco, 86, desde que ele se tornou o chefe da Igreja Católica, em 2013. Ele chegou à missa deste sábado em cadeira de rodas devido a dores crônicas no joelho.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.