Descrição de chapéu The New York Times

Menina de 16 anos morre após ataque de tubarão em rio da Austrália

Hipótese da polícia é que adolescente pulou na água para nadar com golfinhos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Livia Albeck-Ripka
The New York Times

Uma adolescente morreu no último sábado (4) após ser atacada por um tubarão enquanto nadava em um rio no oeste da Austrália, afirmou a polícia local.

A menina de 16 anos foi resgatada do rio Swan, a cerca de 16 quilômetros do centro de Perth, com "ferimentos graves", de acordo com a Polícia da Austrália Ocidental, que respondeu ao ataque.

Rio Swan, em Perth, onde garota australiana pulou antes de ser atacada por tubarões - fotofritz16/Adobe Stock

A garota, que não foi identificada pela polícia, estava andando de jet ski com os amigos quando possivelmente pulou na água para nadar com golfinhos, disse em uma entrevista coletiva Paul Robinson, inspetor do Distrito de Fremantle da Polícia da Austrália Ocidental.

Ele afirmou que a menina morreu no local devido aos ferimentos, mas não disse exatamente quais eram. "É um acontecimento extremamente traumático para todos os envolvidos. É incomum que um tubarão esteja tão longe em um rio."

O diretor da Scotch College, uma escola particular para meninos em Perth, identificou a menina como Stella Berry, filha de um dos funcionários. Dois meninos do colégio, amigos dela, foram os primeiros a socorrê-la, escreveu em uma carta à comunidade o diretor, Alec J. O’Connell.

A Austrália tem o segundo maior número de ataques de tubarão não provocados, atrás apenas dos EUA. Esse tipo de incidente acontece quando não há provocações ao tubarão, e o animal está em seu habitat natural. Em 2021, houve 12 ataques na Austrália, três dos quais fatais. Ocorrências em rios, no entanto, são consideradas raras.

Johan Gustafson, um ecologista da Universidade de Griffith, em Queensland, disse que, embora tubarões estejam sempre circulando para se alimentar de peixes, as chances de ser mordido pelo animal, principalmente em um rio, são muito pequenas. "Esse pode ter sido apenas um daqueles cenários de erro de identificação", afirmou Gustafson. Ele diz que nadar ou surfar durante o dia, fora dos horários de alimentação do animal, é um dos melhores jeitos de reduzir riscos.

Seis outros ataques de tubarão, um deles fatal, foram registrados no rio Swan, de acordo com a Base de Dados de Incidentes com Tubarão da Austrália. O mais recente era de 2021, quando um homem de 50 anos foi mordido na perna por um tubarão cabeça-chata de 2 a 2,5 metros de comprimento. A espécie pode entrar em estuários e sistemas fluviais de água doce.

As autoridades ainda tentam determinar que tipo de tubarão estava envolvido no ataque de sábado, mas o secretário da Pesca do estado, Don Punch, disse em uma entrevista coletiva que o animal pode ser um tubarão cabeça-chata.

Medidas de proteção adicionais para proteger banhistas de tubarões na região podem ser consideradas, afirmou Punch. Ele disse que, após o incidente, a praia mais próxima foi fechada, e o rio, patrulhado.

"Não é possível fechar efetivamente o rio", disse Punch, "quando sabemos que ataques de tubarão podem acontecer em qualquer lugar."

Tradução de Daniela Arcanjo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.