Senador americano critica chegada de navios iranianos ao Brasil e pede sanções

Para Ted Cruz, embarcações no Rio são ameaças à segurança dos EUA e Lula é 'chavista' alinhado contra Washington

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington

Os navios de guerra do Irã que atracaram no Rio de Janeiro no fim de semana são "uma ameaça direta à segurança dos americanos" e, por isso, os EUA devem impor novas sanções e reavaliar as ações do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendeu nesta terça-feira (28) o senador republicano Ted Cruz.

A Marinha do Brasil autorizou que os navios Iris Makran e Iris Dena, do Irã, atraquem no Porto do Rio de Janeiro de 26 de fevereiro a 4 de março. A autorização, na mesma semana em que o enviado especial para o clima John Kerry está no país, irritou os americanos, que vinham pressionando para que o governo brasileiro não liberasse o atracamento. O regime iraniano é alvo de sanções de Washington.

Ted Cruz, senador republicano dos EUA, fala a jornalistas no Capitólio, em Washington
Ted Cruz, senador republicano dos EUA, fala a jornalistas no Capitólio, em Washington - Anna Moneymaker - 13.fev.23/Getty Images via AFP

Conforme a Folha mostrou, o Brasil, que já havia autorizado a chegada das embarcações em janeiro, cedeu à pressão no começo de fevereiro, quando Lula viajou aos EUA para se encontrar com o presidente americano, Joe Biden, e empurrou o atracamento para o fim do mês.

No dia 15, a embaixadora dos EUA em Brasília, Elizabeth Bagley, disse que o Brasil não deveria receber os navios. "Esses navios facilitaram comércio ilícito e atividades terroristas e já tiveram sanções da ONU. O Brasil é um país soberano, mas acreditamos que esses navios não deveriam atracar em qualquer lugar."

Mas as embarcações chegaram no domingo, e nesta terça o senador Ted Cruz, membro dos comitês de Relações Exteriores e de Comércio, Ciência e Transporte do Senado, reagiu. Ele criticou o presidente Lula, a quem chamou de "chavista alinhado contra os EUA", e afirmou que tanto o Porto do Rio de Janeiro quanto qualquer empresa que fizer negócios com o porto podem ser penalizados.

"Os EUA têm sanções e leis antiterrorismo projetadas exatamente para deter e responder a essas ameaças", disse. "Esses navios de guerra iranianos já estão sob sanções e, portanto, o porto do Rio de Janeiro, onde aportaram agora, corre o risco de sanções incapacitantes, assim como quaisquer empresas brasileiras que lhes prestaram serviços ou aceitaram pagamentos –e também todas as empresas estrangeiras que se envolverem com o porto ou com essas empresas brasileiras no futuro."

Cruz defendeu ainda que sejam aplicadas no caso as leis americanas contra o terrorismo. "O governo Biden é obrigado a impor sanções relevantes, reavaliar a cooperação do Brasil com os esforços antiterroristas dos EUA e reexaminar se o Brasil está mantendo medidas antiterroristas eficazes em seus portos. Se o governo não o fizer, o Congresso deve obrigá-lo a fazê-lo."

Embora exista forte pressão diplomática dos Estados Unidos para que países da América Latina neguem esse tipo de permissão à Marinha iraniana, o Itamaraty adota o princípio de não reconhecer sanções unilaterais, apenas as aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

Nesse sentido, não haveria razões para negar a solicitação de Teerã.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.