Coreia do Norte faz 2º teste de míssil em 3 dias como alerta a Washington e Seul

EUA e Coreia do Sul iniciam esta semana seus maiores exercícios militares conjuntos em cinco anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Seul | Reuters e AFP

A Coreia do Norte disparou mais dois mísseis balísticos de curto alcance nesta terça-feira (13), ao mesmo tempo em que a Coreia do Sul e os Estados Unidos realizam seus maiores exercícios militares conjuntos desde 2017.

A ditadura comunista já havia lançado artefatos do tipo de um submarino no domingo (11). Na semana anterior, Kim Jong-un ordenou a seus militares que intensificassem treinamentos para responder a uma "guerra de verdade" caso necessário.

Pessoas passam em frente a televisão que mostra filmagens do teste de míssil da Coreia do Norte em estação de trem em Seul - Anthony Wallace/AFP

Os lançamentos desta terça foram detectados pelo Exército de Seul. De acordo com o órgão, os foguetes foram disparados da província norte-coreana de Hwanghae do Sul em direção ao mar do Japão entre 7h41 e 7h51 —19h41 e 19h51 de segunda-feira (12), no horário de Brasília. Percorreram 620 km antes de caírem no oceano.

O Japão informou que os mísseis não caíram nos limites de seu território. Já os EUA e a Coreia do Sul garantiram que o teste não afeta a realização de seus exercícios conjuntos, iniciados na segunda.

Na data, o assessor de Segurança Nacional americano, Jake Sullivan, afirmou que seu país não permitiria que "quaisquer passos da Coreia do Norte detenham ou constranjam ações que sentimos serem necessárias para salvaguardar a estabilidade na península coreana".

Com duração de 11 dias e batizados de Escudo da Liberdade, os treinamentos entre os dois aliados são os maiores em cinco anos. A dimensão é uma resposta às ameaças crescentes da Coreia do Norte, que no ano passado executou um número recorde de testes de arnas —foram 90 mísseis balísticos e de cruzeiro lançados ao longo do ano, 23 deles em um único dia.

O regime de Kim Jong-un afirma que os exercícios militares entre seus inimigos nada mais são do que um ensaio para uma eventual invasão de seu território. No domingo, a mídia estatal norte-coreana, KCNA, afirmou que o país havia decidido tomar medidas práticas importantes de diasuassão militar e que as provocações dos EUA e da Coreia do Sul estavam "chegando a uma linha vermelha".

Trata-se de um ciclo vicioso, já que o governo americano e seus parceiros regionais também alegam agir devido às decisões tomadas pela ditadura ao norte.

Analistas militares consultados pela AFP afirmaram que a expectativa é que a ditadura comunista faça ainda mais testes de mísseis nos próximos dias —incluindo um possível ensaio nuclear, de acordo com Chun In Bum, general reformado do Exército sul-coreano.

Leif Easley, professor da Universidade Ewha, em Seul, ressaltou que os disparos também cumprem um papel a nível doméstico. "O regime de Kim não quer parecer fraco diante de dificuldades econômicas internas", afirmou o pesquisador. Suspeita-se que a Coreia do Norte esteja vivendo sua mais grave escassez de alimentos em décadas, com dificuldades de abastecimento de arroz e de milho.

Os Estados Unidos marcaram uma reunião informal com demais membros do Conselho de Segurança da ONU para discutir abusos de direitos humanos pela ditadura no fim desta semana. O ministro das Relações Exteriores norte-coreano denunciou o encontro como a "expressão mais clara da política hostil" de Washington contra Pyongyang.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.