Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia Rússia

Avião de combate da Rússia dispara por acidente e fere 2 em cidade russa

Autoridades relatam explosão em Belgorodo, alvo de ataques desde início da guerra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

O Ministério da Defesa russo informou nesta quinta-feira (20) que um caça-bombardeiro Su-34 disparou de forma acidental na cidade de Belgorodo, próxima à fronteira com a Ucrânia, provocando uma explosão e danificando edifícios. Pelo menos duas pessoas ficaram feridas, segundo a agência estatal Tass.

As autoridades não disseram qual munição foi disparada e anunciaram a abertura de uma apuração. Duas mulheres foram levadas para o hospital —uma delas, com traumatismo craniano, está em estado grave.

Apartamentos danificados na cidade de Belgorodo, na Rússia
Apartamentos danificados na cidade de Belgorodo, na Rússia - Valentin Demidov via Telegram/Handout via Reuters

O governador da região, Viacheslav Gladkov, anunciou estado de emergência. Ele afirmou que a explosão provocou uma onda de choque que danificou quatro apartamentos, quatro carros e derrubou postes, além de ter aberto uma cratera de 20 metros de diâmetro numa das principais ruas da cidade.

Autoridades divulgaram imagens que mostram uma estrada danificada, escombros na frente de um prédio e o interior de um apartamento em destroços. Uma das fotos exibe ainda o que parece ser um carro de cabeça para baixo no telhado de uma loja.

Belgorodo, no sul da Rússia, é frequentemente atingida por disparos que a Rússia atribui à Ucrânia. No ano passado, ainda no começo da guerra, Moscou acusou Kiev de conduzir um ataque aéreo contra um depósito de combustível na cidade, localizada a menos de 80 quilômetros da ucraniana Kharkiv.

Em janeiro, o governador Gladkov disse ao presidente russo, Vladimir Putin, que 25 pessoas foram mortas e mais de 90 ficaram feridas na região desde o início da ofensiva, em fevereiro de 2022.

Na Ucrânia, os combates continuam intensos no leste do país, principalmente em torno de Bakhmut, cidade reduzida a ruínas após meses de bombardeios. O general da Ucrânia Oleksandr Sirskii informou que as forças russas continuam comprometidas em tomar a região a qualquer custo, mas que estão sofrendo baixas significativas. Na guerra de versões que caracteriza o conflito, Moscou rebateu a declaração, alegando que são os ucranianos que vêm registrando "perdas pesadas".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.