Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia Rússia

Clarão em Kiev gera alerta de ataque russo, mas pode ser só passagem de meteorito

Episódio fez capital da Ucrânia disparar alerta de possível bombardeio de Moscou, que pouco depois foi descartado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um clarão no céu de Kiev na noite desta quarta-feira (19) alarmou moradores da capital da Ucrânia e fez um alerta de ataque antiaéreo ser disparado na cidade. Mas o que se supunha inicialmente ser mais uma ofensiva russa na guerra pode ser apenas a passagem de um meteorito.

A luz e o barulho na capital, temerosa de novos ataques, também levou alguns moradores e autoridades a ironizarem nas redes sociais que poderia se tratar de um óvni, um objeto voador não identificado.

Horas após disparar o alerta, a administração militar de Kiev informou, por meio de um grupo de mensagens no aplicativo Telegram, que a verificação posterior permitiu descartar que se tratasse de um ataque russo com mísseis à capital ucraniana.

E, horas mais tarde, a Agência Espacial da Ucrânia afirmou que a principal hipótese é um meteorito. "Mas não temos dados para determinar sua natureza exata", disse à agência AFP o vice-chefe do centro de controle, Igor Kornienko. "De qualquer modo, não atingiu a Terra, porque não há dados de abalos sísmicos."

Ainda foi levantada a hipótese de que o clarão pudesse ter sido provocado pela queda de um satélite, ideia levantada já que a Nasa, a agência espacial dos EUA, informou no início desta semana que a espaçonave RHESSI, usada para observar explosões solares e até então aposentada, voltaria a entrar na atmosfera.

A agência, no entanto, logo desmentiu a hipótese. À rede britânica BBC a Nasa disse que o satélite de 300 kg ainda estava em órbita no momento do clarão. Plataformas de rastreamento desses objetos também indicaram que o RHESSI não estava nem perto da Ucrânia.

Imagem de câmera de segurança em Kiev mostra clarão no céu da cidade
Imagem de câmera de segurança em Kiev mostra clarão no céu da cidade - 19.abr.23/AFP

Anteriormente, a agência já havia dito que alguns componentes da espaçonave, que não queimaram ao reentrar na atmosfera, poderiam cair. Mas salientou que o risco de danos para humanos é baixo, de aproximadamente 1 em cada 2.767. Algumas autoridades, como o chefe de gabinete da Presidência ucraniana, Andri Iermak, brincaram com o assunto nas redes sociais após o temor de ataque ser descartado. No Twitter, o aliado de Volodimir Zelenski postou os emojis de um radar e de um disco voador.

Com AFP e Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.