Descrição de chapéu América Latina imigrantes

Detenção de 42 brasileiros no México expõe nova rota de imigração irregular

Yucatán, estado localizado na península homóloga, vê crescer apreensão de migrantes que buscam EUA como destino final

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Brasileiros integram uma rota de migração irregular no México que, ainda que não seja a principal no país, tem chamado a atenção de autoridades, em especial após a Covid, que fez os fluxos migratórios caírem.

Na última segunda-feira (24), a Secretaria de Segurança e Proteção Cidadã do país, destino de imigrantes que desejam ingressar nos EUA, informou que 42 imigrantes brasileiros em situação irregular —ou seja, sem a documentação necessária— foram detidos no estado de Yucatán, banhado pelo mar do Caribe.

Migrantes perto de Rio Bravo, na Ciudad Juarez, no México, tentando entrar nos EUA
Migrantes perto de Rio Bravo, na Ciudad Juarez, no México, tentando entrar nos EUA - Jose Luis Gonzalez - 25.abr.23/Reuters

O grupo foi detido em uma caminhonete na cidade de Maxcanú. Havia 32 adultos (16 homens e 16 mulheres) e dez menores de idade. Os brasileiros foram levados ao Instituto Nacional de Migrações, e o motorista do carro, um mexicano de 63 anos, a uma delegacia local para prestar depoimento.

O caso não é isolado. No dia 14, mais nove brasileiros, dois dos quais crianças, também foram detidos em Yucatán. Eles estavam em um grupo de 155 migrantes, a maioria proveniente da Guatemala (67) —país próximo ao estado— e da Índia (45), outra nação cujo fluxo migratório, intercontinental, chama a atenção.

No último dia 10, também foi apreendido um grupo com 86 migrantes, mas desta vez sem brasileiros. Eles eram, em sua maioria, indianos (60) e guatemaltecos (24).

Em entrevista recente a jornais locais, a diretora de migrações mexicana no estado, Carmen de los Santos Robledo, confirmou que o local tem se mostrado uma nova rota migratória que demanda atenção.

Segundo as cifras do governo do México, o número de migrantes em situação ilegal localizados e detidos —e, às vezes, deportados a seus países de origem— de Yucatán mudou após a crise sanitária de Covid.

Em 2022, foram 847 casos, muito acima dos anos anteriores: 2021 (520), 2020 (221), 2019 (337), 2018 (177) e 2017 (165). Em janeiro e fevereiro deste ano, últimos dados disponíveis, foram 82 casos no estado que, antes destino turístico por sua relação com a civilização maia, agora também é rota migratória.

Ainda que com a alta nas cifras, Yucatán não se compara a outros estados mexicanos nos quais episódios de detenção de migrantes em situação ilegal são muito maiores. No país todo, os dois primeiros meses deste ano observaram 70,5 mil casos, sendo a maioria em Chiapas (29 mil) e Tabasco (6.600).

O México é um ponto intermediário para pessoas que desejam ingressar nos EUA. De outubro passado a março deste ano, mais de 1,2 milhão de pessoas foram detidas na fronteira dos EUA com o México por tentar entrar no país sem documentação necessária.

O número representa uma alta em relação aos mesmos períodos de anos anteriores. Ainda assim, a apreensão de brasileiros foi, até aqui, relativamente menor. Foram 8.000 apreendidos de outubro a março. No mesmo período do ano anterior, haviam sido cerca de 29 mil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.