Carro bate em portão de sede do governo do Reino Unido, e motorista é preso

Cena registrada em Londres se dá dias após caminhão tentar atropelar barreiras de segurança da Casa Branca nos EUA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Londres | Reuters e AFP

Um homem foi preso em Londres nesta quinta (25) após bater com o carro nos portões de Downing Street, sede do governo do Reino Unido e local da residência oficial do primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.

O episódio ocorre três dias depois de um caminhão avançar sobre as barreiras que cercam a Casa Branca, em Washington —apurações da CIA, o serviço secreto americano, indicam que a colisão foi intencional. Uma testemunha disse que os investigadores encontraram uma bandeira com uma suástica no veículo.

Polícia isola trecho do portão de Downing Street com que carro colidiu, em Londres - Henry Nicholls/Reuters

No caso do incidente em Londres, ainda não há informações sobre o que levou o motorista de um carro branco a atravessar a rua Whitehall em baixa velocidade e colidir com os portões que impedem o acesso do público aos prédios. O caso ocorreu por volta das 16h20, no horário local (12h20 em Brasília).

A polícia informou em comunicado que o motorista do veículo foi preso por suspeita de danos criminosos e direção perigosa. Acrescentou ainda que não há relatos de feridos e que investiga a situação.

Simon Parry, 44, estava protestando em frente a Downing Street quando ocorreu o incidente. De acordo com o relato dele, várias crianças no local correram no momento da colisão e, em seguida, agentes das forças de segurança apontaram suas armas para o motorista do carro.

Uma testemunha que não quis se identificar disse que o motorista era um homem branco com cerca de 50 anos. Outra afirmou que o veículo ainda segue do lado de fora do portão da sede do governo, com as portas e o porta-malas abertos. Agentes inspecionaram o carro menos de uma hora após o incidente.

A polícia isolou o trecho da rua Whitehall que passa diante de Downing Street, impedindo o tráfego —a rua é uma das principais vias da capital britânica. A área, que costuma estar lotada de turistas, também foi fechada para pedestres. O nível atual de ameaças terroristas no Reino Unido é "substancial", segundo as autoridades. Sunak não comentou o episódio.

O ex-analista financeiro foi, aliás, o primeiro premiê desde John Major (1990-1997) que se recusou a morar na residência oficial, o número 10 de Downing Street, preferindo ocupar o mesmo apartamento em que vivia quando era ministro das Finanças. Não se sabe se Sunak estava no local no momento do incidente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.