Descrição de chapéu BBC News Brasil

Documentos do FBI revelam plano para matar Elizabeth 2ª durante visita aos EUA

Arquivos recém-divulgados afirmam que ameaças do IRA estavam 'sempre presentes' em viagens da soberana ao país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BBC News Brasil

A rainha Elizabeth 2ª enfrentou uma potencial ameaça de morte durante uma visita aos Estados Unidos em 1983, de acordo com documentos recém-divulgados pelo FBI, a polícia federal americana.

O FBI tornou pública uma pasta de arquivos relacionados às viagens da soberana britânica ao país, após sua morte, no ano passado. Os documentos mostram como o FBI, que ajudou a garantir a segurança da rainha durante suas visitas, estava preocupado com as ameaças do IRA (Exército Republicano Irlandês).

A rainha Elizabeth 2ª e Ronald Reagan durante um banquete em San Francisco em 1983
A rainha Elizabeth 2ª e Ronald Reagan durante um banquete em San Francisco em 1983 - Getty Images

A ameaça de assassinato foi feita a um policial em San Francisco, na Califórnia.

Segundo o arquivo, um agente que frequentava um pub irlandês na cidade americana alertou os agentes federais sobre o telefonema de um homem que ele conheceu no local. O policial contou que o homem disse a ele que queria vingança pela morte da filha, "morta na Irlanda do Norte por uma bala de borracha".

A ameaça foi feita em 4 de fevereiro de 1983, cerca de um mês antes da visita de Elizabeth 2ª e do marido dela, o príncipe Philip, à Califórnia. "Ele ia tentar ferir a rainha Elizabeth e faria isso jogando algum objeto da ponte Golden Gate no iate real Britannia quando a embarcação passasse por baixo da mesma, ou tentaria matar a rainha Elizabeth quando ela visitasse o Parque Nacional de Yosemite", diz o documento.

Em resposta à ameaça, o serviço secreto planejou "fechar as vias para pedestres da ponte Golden Gate quando o iate se aproximar". Não está claro que medidas foram tomadas em Yosemite, mas a visita foi realizada. Nenhum detalhe sobre prisões foi publicado pelo FBI. O documento de 102 páginas foi disponibilizado na plataforma Vault, o site de informações do FBI, na última segunda (22), após uma solicitação com base na Lei de Acesso à Informação feita por meios de comunicação dos EUA.

Muitas das viagens de estado da falecida rainha aos EUA, incluindo a visita de 1983 à Costa Oeste, ocorreram em meio às tensões do período de violência conhecido como Troubles na Irlanda do Norte.

Mais de 3.500 pessoas morreram ao longo de quase 30 anos de conflito entre dois grupos: os que queriam que a Irlanda do Norte permanecesse dentro do Reino Unido, os unionistas, e aqueles que queriam que ela fizesse parte da República da Irlanda, os nacionalistas. Esse período foi marcado por uma série de bombardeios e ataques de grupos armados de ambos os lados, como o IRA e a Força Voluntária do Ulster.

Em 1976, Elizabeth 2ª foi a Nova York para o Bicentenário da América. Os documentos revelam como um piloto recebeu uma intimação por sobrevoar o Battery Park com a faixa "Inglaterra, saia da Irlanda". Os arquivos mostram ainda como o FBI permaneceu vigilante ao que considerava uma ameaça em potencial.

Antes de uma visita da rainha ao Kentucky em 1989, memorando interno do FBI dizia que "a possibilidade de ameaças contra a monarquia britânica feitas pelo IRA está sempre presente". O documento afirmava ainda que "Boston e Nova York devem permanecer em alerta para quaisquer ameaças contra Elizabeth por parte dos membros do IRA, repassando-as imediatamente para Louisville", no estado do Kentucky.

Sabe-se que a falecida rainha, que possuía cavalos de corrida, visitou o Kentucky várias vezes ao longo da vida para aproveitar os eventos equestres do estado, incluindo a tradicional corrida Kentucky Derby.

Em uma viagem de estado em 1991, um dos compromissos na agenda de Elizabeth 2ª era assistir a um jogo de beisebol do Baltimore Orioles com o presidente George H. W. Bush.

O FBI alertou o serviço secreto de que "grupos irlandeses" estavam planejando protestar no estádio e que "um grupo irlandês havia reservado um grande lote de ingressos nas arquibancadas" para o jogo.

A polícia federal americana disse à rede NBC News que pode haver "registros adicionais" além dos divulgados nesta semana, mas não estabeleceu um cronograma para sua publicação.


Este texto foi originalmente publicado aqui.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.