Descrição de chapéu Rússia

Parlamentar da Ucrânia dá soco em enviado da Rússia em evento oficial; veja vídeo

Incidente ocorreu durante encontro da Cooperação Econômica no Mar Negro, que ambos os países integram, em Ancara

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ancara | Reuters

Um parlamentar da Ucrânia deu um soco em um enviado da Rússia que arrancou uma bandeira de suas mãos durante um encontro diplomático em Ancara, a capital da Turquia, nesta quinta-feira (4).

O incidente ocorreu no corredor do local em que ocorria uma Assembleia Parlamentar da Cooperação Econômica do Mar Negro (BSEC, na sigla em inglês) e foi divulgado pelo próprio autor da agressão, Olesandr Marikovski, que postou um vídeo do momento em sua página no Facebook.

Nele, é possível ver Marikovski estendendo a bandeira azul e amarela do país atrás da líder da delegação da Rússia no evento, Olga Timofeeva, enquanto ela parece ser entrevistada. Ao se deparar com a cena, Valeri Stavitski, outro dos enviados russos à assembleia, arranca o emblema das mãos do ucraniano —que, por sua vez, vai atrás dele e recupera o item após socar Stavitski.

O episódio se dá em um momento em que as nações vizinhas trocam acusações acerca de um suposto ataque de drone ao Kremlin ocorrido na quarta-feira (3). Moscou alega, sem apresentar evidências, que Ucrânia e EUA são os autores do aparente atentado —que muitos analistas suspeitam ser uma operação de "bandeira falsa", isto é, uma simulação de ataque, que poderia ser usada para escalar a guerra às vésperas da aguardada contraofensiva de Volodimir Zelenski. Kiev e Washington negam as imputações.

As tensões entre as nações inimigas já tinham ficado evidentes mais cedo na BSEC, quando membros da delegação ucraniana entraram em conflito com agentes de segurança do evento que tentavam impedi-los de protestar durante pronunciamento de Timofeeva.

Membros da delegação da Ucrânia em evento da Cooperação Econômica do Mar Negro (BSEC, na sigla em inglês) tentam atrapalhar pronunciamento da enviada da Rússia, Olga Timofeeva, exibindo a bandeira do país invadido - Edib Kurt - 4.mai.23/Assembleia Nacional da Turquia (TBMM)/via Reuters

Líder do Parlamento turco, Mustafa Sentop condenou o episódio, que segundo ele perturbou "o ambiente pacífico" que seu país buscava estabelecer.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.