Descrição de chapéu The New York Times

Polícia de Londres explode bolsa suspeita do lado de fora do Palácio de Buckingham

Homem foi preso após ser encontrado com faca; ação acontece a poucos dias da coroação do rei Charles 3º

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Euan Ward
The New York Times

A polícia britânica fez uma explosão controlada do lado de fora do Palácio de Buckingham nesta terça-feira (2) para detonar a bolsa de um homem que, segundo as autoridades, jogou cartuchos de espingarda no terreno da residência oficial do rei Charles 3º a quatro dias da coroação do monarca.

A ação não deixou deixou feridos, e nenhum tiro foi disparado, segundo a Polícia Metropolitana de Londres. O responsável pelo incidente foi detido após ser encontrado portando uma faca —ele não estava com arma de fogo, e o incidente não está sendo tratado como terrorismo, acrescentaram as autoridades. Segundo a BBC, o caso seria relacionado a saúde mental.

Policiais guardam os portões do Palácio de Buckingham depois de um homem jogar no local o que acreditam ser cartuchos de espingarda - Henry Nicholls/Reuters

Em nota, a polícia afirmou que o homem, em posse de "uma bolsa suspeita", foi preso depois de jogar itens que "pareciam ser cartuchos de espingarda". A explosão controlada foi feita "por precaução", após uma avaliação de especialistas que chegaram ao local. Eles não disseram se a bolsa continha algo perigoso nem o que tornou o objeto suspeito.

O episódio ocorre em meio a tensões crescentes na preparação para o evento do próximo sábado (6), quando Charles será formalmente coroado. Nesta semana, a Polícia Metropolitana enviou cartas de advertência a manifestantes antimonarquistas que planejavam protestar na coroação. Novas leis que entrarão em vigor nesta quarta-feira (3) darão às autoridades locais poderes para prender e revistar infratores, que poderão sofrer duras penas de prisão.

As causas da detenção desta terça não foram esclarecidas. Segundo a BBC, o rei e sua esposa, Camilla, não estavam no palácio no momento, mas a Polícia Metropolitana não confirmou a informação.

Para aqueles grudados na TV esperando notícias da coroação, cenas surreais aconteceram ao vivo. O legislador britânico Jacob Rees-Mogg, também apresentador de um programa na GB News, foi forçado a suspender a transmissão após um pedido da polícia.

"A polícia está ao vivo conosco dizendo que precisamos esvaziar o local", disse ele de uma cabine de transmissão portátil instalada fora do palácio. "Sinto muito em dizer que desejo boa noite por enquanto", acrescentou, enquanto uma explosão soava ao fundo. "Acho que provavelmente foi uma explosão controlada no fundo", continuou, calmamente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.