Fim de semana de tiroteios nos EUA deixa ao menos 6 mortos e dezenas de feridos

Estados de Illinois, Washington, Pennsylvania e California, e cidades de Saint Louis e Baltimore registram atendados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um tiroteio interrompeu uma celebração do aniversário de emancipação dos negros escravizados nos EUA, na madrugada deste domingo (18), no que foi apenas um de vários atentados com armas de fogo neste fim de semana no país, com saldo de ao menos seis mortos e dezenas de feridos.

De acordo com a mídia local, uma pessoa foi morta e 23 ficaram feridas em Willowbrook, no estado de Illinois, num incidente cuja causa ainda é desconhecida.

Segundo a imprensa, os tiros foram disparados no estacionamento de um shopping, por volta da 0h30 —12 ambulâncias foram enviadas ao local. Autoridades disseram que há vítimas com escoriações e outras com ferimentos graves, e dez delas foram levadas a hospitais. Ao menos duas estão em estado grave.

Tiroteio no estado de Illinois, nos EUA, deixa um morto e 20 feridos - Reprodução/WGN9

"Era para ser uma celebração do 19 de junho. Ouvimos tiros e nos jogamos no chão até eles pararem, mas continuaram. Depois, nos dispersamos", disse ao canal ABC Markeshia Avery, que testemunhou o tiroteio.

Destroços cobrem o local do incidente, isolado pela polícia, que não informou se há suspeitos. Pela manhã, diversos agentes estavam no estacionamento para investigar as motivações do tiroteio.

A ONG Gun Violence Archive, que acompanha a violência armada no país, contabilizou o caso como o 307º ataque a tiros do ano. De acordo com a organização, houve 354 incidentes do tipo que envolveram mortes no ano passado. Mais de 44 mil pessoas morreram devido a armas de fogo no país em 2022, mais da metade das quais por suicídio. Os EUA têm mais armas do que pessoas: um a cada três adultos possui ao menos um artefato do tipo, e quase um a cada dois adultos vive em uma casa onde há uma arma.

O Juneteenth (junção de "junho" e "19º", em inglês) foi celebrado como feriado em todo o território dos EUA pela primeira vez em 2021, após o presidente americano, Joe Biden, consagrar o 19 de junho como o dia para comemorar o fim da escravidão no país. Antes, a data era celebrada apenas em alguns estados.

A marca se refere a 19 de junho de 1865, quando foram libertados os últimos escravizados nos EUA, em Galveston, no Texas. Nesse dia, um general chegou à cidade e disse aos escravos que eles estavam livres.

O presidente à época, Abraham Lincoln, havia decretado o fim da escravidão dois anos antes, mas o país estava em guerra civil entre estados do Norte (a favor da abolição) e do Sul (contra). O conflito acabou em abril de 1865, mas demoraram dois meses para que a notícia chegasse a todas as partes do país.

Além do tiroteio em Willowbrook, no estado de Washington duas pessoas morreram e duas outras ficaram feridas no sábado (17) quando um atirador começou a disparar aleatoriamente numa área de acampamento onde ficavam frequentadores do festival de música Beyond Wonderland. O suspeito foi baleado em um confronto com policiais e levado sob custódia.

Também no sábado, na Pensilvânia, um policial estadual foi morto e um segundo ficou gravemente ferido depois que um homem armado atacou um quartel da polícia estadual. O suspeito dirigiu seu caminhão para o estacionamento do quartel de Lewistown por volta das 11h de sábado e abriu fogo com um rifle contra carros de patrulha antes de fugir, disseram as autoridades. O suspeito foi morto pela polícia.

Na Califórnia, um tiroteio em uma festa na piscina em uma casa ao sul de Los Angeles deixou oito pessoas feridas, disseram as autoridades no sábado. As vítimas têm entre 16 e 24 anos, informou o Departamento do Xerife do Condado de Los Angeles. Eles foram levados para hospitais e dois foram listados em estado crítico.

Já no domingo, um tiroteio em um prédio comercial no centro de Saint Louis matou um jovem de 17 anos e feriu outros nove adolescentes, disse o comissário de polícia da cidade, Robert Tracy. Um porta-voz disse que um menor que tinha uma arma estava sob custódia da polícia como uma pessoa de interesse.

Adolescentes davam uma festa em um escritório quando o tiroteio começou, no final da manhã. As vítimas tinham entre 15 e 19 anos e apresentavam ferimentos, incluindo vários a bala. Uma garota de 17 anos foi pisoteada enquanto fugia, ferindo gravemente a coluna, disse Tracy.

Na sexta (16), seis pessoas ficaram feridas em um tiroteio ao norte de Baltimore, pouco antes das 21h. A polícia soube mais tarde de três outras vítimas que entraram em hospitais da área com ferimentos de bala sem risco de vida. As vítimas tinham entre 17 e 26 anos, disse o porta-voz do Departamento de Polícia de Baltimore, Lindsey Eldridge.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.