Descrição de chapéu BBC News Brasil

Leoa à solta assusta e leva a toque de recolher em Berlim

Polícia pede a moradores de arredores da capital que fiquem dentro de casa; busca envolve caçadores e helicópteros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BBC News Brasil

Um animal que, segundo as autoridades, provavelmente é uma leoa está à solta nos arredores da capital da Alemanha, Berlim.

A polícia pediu aos moradores da região que fiquem em casa e tenham cuidado especial com animais de estimação e com gado, ao mesmo tempo em que uma grande operação de busca envolvendo caçadores, veterinários e dois helicópteros foi iniciada. Câmeras termográficas também estão sendo usadas.

Leoa - Getty Images

Os agentes recorreram a alto-falantes para alertar a população das áreas de Kleinmachnow, Teltow e Stahnsdorf. O anúncio foi posteriormente estendido para as áreas do sul de Berlim, e o governo enviou aos moradores por meio de um aplicativo oficial uma mensagem dizendo acreditar que o animal, descrito como "selvagem, perigoso e à solta", era uma leoa.

A polícia afirmou não ter informações sobre de onde veio o bicho ou se ele teria dono. Acredita-se que ele esteja dormindo em uma pequena área florestal. Apesar de intensas buscas, ele ainda não tinha sido encontrado até a última atualização desta reportagem.

Dois homens relataram ter visto um grande felino correndo atrás de um javali nesta quarta-feira (19) —este último comum em Berlim e nos arredores. "Por volta da meia-noite, recebemos uma mensagem que nenhum de nós poderia imaginar. Dois transeuntes viram um animal correndo atrás do outro."

"Um era um javali e o outro era obviamente um grande felino, uma leoa. Os dois homens gravaram um vídeo com um smartphone e até policiais experientes tiveram que confirmar que provavelmente se trata de uma leoa", afirmou o porta-voz da polícia, Daniel Kiep, à emissora alemã RBB.

Um vídeo postado no Twitter que não pôde ser verificado pela BBC parece mostrar o felino no mato. Nenhum zoológico ou circo relatou, porém, o desaparecimento de um animal da espécie.

"O animal selvagem em fuga ainda NÃO foi encontrado! Pedimos que ainda não saiam de casa. Se você vir o animal, ligue para o número de emergência 110!", afirma uma publicação do perfil da polícia.

Em 2022, cinco leões escaparam brevemente de sua jaula no zoológico de Taronga, em Sydney, na Austrália, obrigando as autoridades a levar os visitantes para zonas seguras à noite e iniciar uma investigação sobre o que foi descrito como uma significativa violação de segurança.

Os leões voltaram para a jaula depois que um alerta de "código um" foi emitido para os moradores, o mais grave na lista de alertas de emergência do zoológico. Quatro anos antes, em 2018, dois leões, dois tigres e uma onça escaparam de suas jaulas depois que tempestades atingiram o oeste da Alemanha. Os felinos foram localizados com a ajuda de um drone e depois recapturados, segundo a imprensa alemã.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.