Descrição de chapéu Argentina América Latina

Milei leva municípios com salários mais altos nas primárias da Argentina

Ultraliberal tem bons resultados em todo o país, mas terá que brigar contra peronismo em municípios com remunerações baixas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Vitorioso imprevisto das primárias da Argentina, no último domingo (13), o ultradireitista Javier Milei conseguiu conquistar municípios com salários altos no país, mas ainda vai ter que brigar nos locais com remunerações médias e baixas se quiser levar as eleições presidenciais deste ano, em outubro.

O político ultraliberal Javier Milei chega a seção eleitoral durante primárias na Argentina
O político ultraliberal Javier Milei chega a seção eleitoral durante primárias na Argentina - Mariana Nedelcu - 13.ago.23/Reuters

A Liberdade Avança, coalizão com a qual o político concorreu como único pré-candidato, ganhou em 14 dos 19 municípios cujos habitantes têm salário médio superior a 460 mil pesos argentinos (cerca de R$ 6.500, na cotação mais recente) —ou seja, mais de 73% deles.

Já a direita tradicional, representada pela frente Juntos por el Cambio, foi vencedora em 21% dessas cidades. Os peronistas da União pela Pátria, por sua vez, ganharam em apenas um desses locais.

O cenário se inverte em municípios em que os ganhos médios são inferiores a 230 mil pesos (R$ 3.200). Nesses lugares, os peronistas foram os vitoriosos, com 73% dos 93 municípios classificados nessa faixa. Milei conquistou 23 deles, ou 24%. Já a Juntos por el Cambio ganhou em apenas duas dessas cidades.

Ao que tudo indica, a disputa vai ocorrer nos municípios cujos ingressos médios estão entre esses dois valores, que são a maioria —392. Nesses, Milei larga na frente, tendo obtido a maioria dos votos em 41% dos locais, enquanto a União pela Pátria levou 30%, e o Juntos por el Cambio, 29%.

Com 97,4% das urnas apuradas, A Liberdade Avança recebeu ao todo 30% dos votos. A Juntos por el Cambio angariou 28,3%, e a governista União pela Pátria, 27,3%.

Para a cientista política Maria Laura Tagina, da Universidade Nacional de San Martín, mesmo o desempenho relativamente pior de Milei em municípios de salários mais baixos representam uma vitória para o ultradireitista. "Ele não perdeu nada", diz ela, que diz enxergar um apoio transversal ao político no país. "Ele só ganhou, já que incrementou seu apoio eleitoral em municípios de todos os níveis de salários."

Tagina afirma que o grande motor do candidato famoso pelos cabelos bagunçados é, no entanto, o fracasso das outras duas coalizões. A Argentina sustenta uma inflação acima dos três dígitos e acumula déficits fiscais há mais de dez anos —período que engloba o atual governo, representado pela esquerda peronista da União pela Pátria, e o anterior, de Mauricio Macri, que apoia a Juntos por el Cambio.

"Com discurso muito simplista, aos gritos, ele conseguiu representar quase teatralmente essa raiva dos eleitores", afirma a cientista política. Ela cita, por exemplo, o desempenho de Milei no TikTok, rede social de vídeos na qual teria angariado o apoio dos jovens.

Seus votos, porém, parecem pouco programáticos, já que observa-se pouca adesão às suas ideias. Em linhas gerais, o deputado propõe a dolarização da economia do país, o enxugamento do Estado e uma onda de privatizações. Iniciativas mais radicais incluem eliminar o Banco Central da Argentina e permitir a venda de órgãos —a última, abandonada após sua repercussão negativa na imprensa e entre o eleitorado.

"É preciso olhar com algum ceticismo para esse apoio a Milei, porque é um voto contra o peronismo. Para além das imprecisões que as pesquisas possam ter, não observamos muito apoio da população às políticas que ele propõe", afirma Ernesto Calvo, professor de ciência política na Universidade de Maryland.

"Milei capturou o voto de quem está desencantado com o peronismo e a direita tradicional", segue ele. Por isso, há dúvidas se seus eleitores se manterão fiéis até outubro, quando ocorrerá o primeiro turno.

De toda forma, as primárias já mudaram o equilíbrio de forças no país vizinho ao incluir uma terceira força além do peronismo e do antiperonismo. A principal missão de Patricia Bullrich, da Juntos por el Cambio, e de Sergio Massa, do União pela Pátria, candidatos que estarão nas eleições gerais, é capitalizar os votos que foram para seus adversários de chapa, Horacio Larreta e Juan Grabois, respectivamente.

Também têm como desafio aumentar o entusiasmo dos argentinos em relação às eleições. A taxa de participação das primárias deste ano foi a mais baixa desde que a etapa foi implementada, em 2011. Só 70% do total de eleitores compareceram às urnas, ou seis pontos percentuais a menos do que em 2019.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.